O samba de roda na gira do patrimônio
Rívia Ryker Bandeira de Alencar
TESE
Português
T/UNICAMP AL25s
[Samba de roda in the heritage's circle]
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
308 p. : il.
Orientador: Maria Suely Kofes
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: A partir do ano 2000, por meio do instrumento jurídico denominado registro, as expressões culturais imateriais (os saberes e práticas tradicionais, as celebrações, os rituais, as festas etc.) passaram a ser reconhecidas oficialmente como Patrimônio Cultural do Brasil. Esta tese analisa os...
Ver mais
Resumo: A partir do ano 2000, por meio do instrumento jurídico denominado registro, as expressões culturais imateriais (os saberes e práticas tradicionais, as celebrações, os rituais, as festas etc.) passaram a ser reconhecidas oficialmente como Patrimônio Cultural do Brasil. Esta tese analisa os eventos que antecedem e sucedem o registro do samba de roda, prática cultural presente no estado da Bahia. O principal objetivo foi descrever o modo como os detentores do samba de roda, os sambadores e sambadeiras, passaram a conviver com as políticas públicas para o patrimônio. O cenário observado, a gira do patrimônio, apresenta a interação entre o Estado, os sambadores e diversos atores que surgem após o registro. O trabalho de campo, realizado entre os anos de 2004 e 2009, possibilitou a análise do processo ritual da transformação do samba de roda em patrimônio, por mim denominado de ritual de patrimonialização
Ver menos
Abstract: Since the year of 2000, through the legal instrument called registry, Brazilian intangible cultural expressions (traditional knowledge and practices, celebrations, rituals, festivals etc) started to be officially recognized as a national cultural heritage. This thesis analyzes the events...
Ver mais
Abstract: Since the year of 2000, through the legal instrument called registry, Brazilian intangible cultural expressions (traditional knowledge and practices, celebrations, rituals, festivals etc) started to be officially recognized as a national cultural heritage. This thesis analyzes the events that precede and succeed the registry of the samba de roda, a cultural practice from Bahia. The main objective is to describe how the sambadores and sambadeiras, man and woman to whom this cultural expression belong, have came to live with the heritage's public policies. The observed scenario, the heritage's circle, reveals the interactions between the state, the sambadores and sambadeiras and the several actors that arise after the registry. The fieldwork, conducted between 2004 and 2009, allowed the analysis of the ritual process of transformation of the samba de roda in heritage, which I have nominated as the ritual of becoming a cultural heritage: the heritage ritual
Ver menos
Kofes, Maria Suely, 1949-
Orientador
Kofes, Maria Sueli, 1949-
Orientador
Morelli, Rita de Cássia Lahoz, 1959-
Avaliador
Sandroni, Carlos, 1958-
Avaliador
Lima, Ricardo Gomes, 1950-
Avaliador
Vianna, Letícia Costa Rodrigues
Avaliador
O samba de roda na gira do patrimônio
Rívia Ryker Bandeira de Alencar
O samba de roda na gira do patrimônio
Rívia Ryker Bandeira de Alencar
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra