Desenvolvimento da voz do cliente no desdobramento da função qualidade (QFD) = aplicação em projetos de cadeira de rodas
Pollyanna Silva Abreu
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Ab86d
[Utilization of the client voice on the unfolding of the quality function deployment]
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
114 p. : il.
Orientador: Franco Giuseppe Dedini
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica
Resumo: Neste trabalho buscou-se a utilização de instrumentos, técnicas e procedimentos da Psicologia, para auxiliar a tradução das necessidades básicas de clientes em uma forma estruturada, para o levantamento da Voz do Cliente, a fim de auxiliar na aplicação do método Desdobramento da Função...
Ver mais
Resumo: Neste trabalho buscou-se a utilização de instrumentos, técnicas e procedimentos da Psicologia, para auxiliar a tradução das necessidades básicas de clientes em uma forma estruturada, para o levantamento da Voz do Cliente, a fim de auxiliar na aplicação do método Desdobramento da Função Qualidade (QFD). A pesquisa foi realizada com usuários de cadeira de rodas e, por meio de questionários abertos e fechados, e análises qualitativas e quantitativas dos dados obtidos, foram levantadas as principais necessidades dos cadeirantes em relação à cadeira de rodas. As necessidades levantadas foram divididas em parâmetros, traduzidas em requisitos de engenharia e inseridas na Matriz I (Casa da Qualidade) do QFD. Os processos adotados são sugeridos para equipes com profissionais de diversas áreas, como metodologia válida, para levantamento da Voz do Cliente. A Matriz construída possibilitará estabelecer alguns requisitos para soluções possíveis de projeto de cadeira de rodas
Ver menos
Abstract: This work aimed to utilize instruments, techniques and procedures of the psychology science to help in the translation the basic necessities of the clients in a well arranged form, known as client voice, in order to aid in the application of the Quality Function Deployment(QFD). The...
Ver mais
Abstract: This work aimed to utilize instruments, techniques and procedures of the psychology science to help in the translation the basic necessities of the clients in a well arranged form, known as client voice, in order to aid in the application of the Quality Function Deployment(QFD). The research was carried out with Wheel chair users and utilizing both open and closed questionnaires and both qualitative and quantitative analysis of the obtained data, the main client necessities was raised in regard to the Wheel chairs. The necessities raised was divided in parameters which were translated in requisites of engineering and then inserted in the Matrix (House of the Quality) of the QFD. The processes taken as basis are suggested to teams with Professionals from several areas, as a valid methodology to survey the client voice. The generated Matrix will enable to establish some requisite to possible solutions of wheel chairs projects
Ver menos
Desenvolvimento da voz do cliente no desdobramento da função qualidade (QFD) = aplicação em projetos de cadeira de rodas
Pollyanna Silva Abreu
Desenvolvimento da voz do cliente no desdobramento da função qualidade (QFD) = aplicação em projetos de cadeira de rodas
Pollyanna Silva Abreu
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra