A "DESORDEM" DO TEMPO = as relações entre cinema e história a partir do filme Serras da Desordem
Bernardo Teodorico Costa Souza,
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP So89d
[THE "DESORDER" OF TIME]
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
105 p. : il.
Orientador: Marcius César Soares Freire
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Este trabalho propõe, a partir de uma análise das estratégias narrativas do filme Serras da Desordem (TONACCI, 2006) e seus desdobramentos, uma abordagem das relações entre Cinema e História que enfoca o cinema moderno de acordo com as considerações de Pasolini ("Cinema de Poesia") e Deleuze...
Ver mais
Resumo: Este trabalho propõe, a partir de uma análise das estratégias narrativas do filme Serras da Desordem (TONACCI, 2006) e seus desdobramentos, uma abordagem das relações entre Cinema e História que enfoca o cinema moderno de acordo com as considerações de Pasolini ("Cinema de Poesia") e Deleuze ("As Potências do Falso") acerca da narrativa neste. Tomado o exemplo de Serras da Desordem como ilustração de cinema moderno a desenvolver uma narrativa que não se orienta por um modelo de verdade, e tampouco se referencia num substrato historiográfico linear, propõe-se uma abordagem histórica capaz de problematizar as imagens cinematográficas em sua imanência e os processos narrativos como pensamento historiográfico, mais propriamente pela perspectiva arqueológica de Foucault ("Arqueologia do Saber")
Ver menos
Abstract: This paper proposes, through an analysis of the narrative strategies in the movie Serras da Desordem (Tonacci, 2006) and its implications, an approach to relations between cinema and history that focuses on modern cinema according to the considerations of Pasolini ("Film Poetry") and...
Ver mais
Abstract: This paper proposes, through an analysis of the narrative strategies in the movie Serras da Desordem (Tonacci, 2006) and its implications, an approach to relations between cinema and history that focuses on modern cinema according to the considerations of Pasolini ("Film Poetry") and Deleuze (" The Powers of the False ") about its narrative. Once taken the example of Serras da Desordem as an illustration of modern cinema to develop a narrative that is not guided by a model of truth, or referenced in a linear historiographical substrate, we propose a historical perspective that is abble to discuss the cinematic images in its immanence and the narrative processes as historiographical propositions, more specifically through the archaeological perspective of Michel Foucault ("Archaeology of Knowledge")
Ver menos
A "DESORDEM" DO TEMPO = as relações entre cinema e história a partir do filme Serras da Desordem
Bernardo Teodorico Costa Souza,
A "DESORDEM" DO TEMPO = as relações entre cinema e história a partir do filme Serras da Desordem
Bernardo Teodorico Costa Souza,
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra