Imagem e patrimônio cultural = as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010
Marcelo Antonio Sotratti
TESE
Português
T/UNICAMP So78i
[Image and cultural heritage]
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
241 p. : il.
Orientador: Maria Tereza Duarte Paes
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: A presente pesquisa aborda as ideologias espaciais observadas nas ações promocionais do patrimônio cultural brasileiro praticadas pela EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo - durante o período de 2003 a 2010. Apresenta, por meio do conceito de ideologia espacial apresentado por Vincent...
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Resumo: A presente pesquisa aborda as ideologias espaciais observadas nas ações promocionais do patrimônio cultural brasileiro praticadas pela EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo - durante o período de 2003 a 2010. Apresenta, por meio do conceito de ideologia espacial apresentado por Vincent Berdoulay, a importância do espaço e, sobretudo da paisagem, como elementos de apropriação ideológica dos grupos econômicos, sociais e políticos ligados às localidades em diferentes escalas. Para isso, discute a importância dos conteúdos simbólicos das paisagens turistificadas como elemento fundamental na formação de imagens que atinjam aos interesses do mercado turístico e dos órgãos de promoção turística. Nesse sentido, discute o fenômeno apresentado por Berdoulay e por ele denominado de "redução narrativa", compreendido como a seletividade intencional de fragmentos da paisagem para a formação de imagens com alto teor ideológico. A partir da análise de imagens referentes ao patrimônio cultural brasileiro presentes nas peças publicitárias desenvolvidas pela a EMBRATUR, a pesquisa pretende comprovar a hipótese que afirma a existência de conflitos e contradições de ordem ideológica entre o discurso dos planos de marketing internacional dos destinos culturais brasileiros e a prática de promoção pela propaganda turística. A importância deste trabalho resume-se a uma maior reflexão acerca dos processos atuais que envolvem a apropriação turística do patrimônio cultural brasileiro, de forma a permitir uma revisão construtiva dos modelos de planejamento turístico e mercadológicos empregados, das práticas de promoção do patrimônio cultural brasileiro no exterior e das intervenções ora observadas em localidades dotadas de relevante patrimônio cultural de natureza material e imaterial
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Abstract: This research approaches the spatial ideologies observed in promotional activities of the Brazilian cultural heritage practiced by EMBRATUR - Brazilian Institute of Tourism - during the period 2003 to 2010. It presents, through the concept of spatial ideology presented by Vincent...
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Abstract: This research approaches the spatial ideologies observed in promotional activities of the Brazilian cultural heritage practiced by EMBRATUR - Brazilian Institute of Tourism - during the period 2003 to 2010. It presents, through the concept of spatial ideology presented by Vincent Berdoulay, the importance of the space and especially the landscape as elements of ideological appropriation. For this, discusses the importance of the symbolic contents of tourism landscapes as element in the formation of images for the tourist market and for tourism promotion organizations. In this sense, discusses the phenomenon displayed by Berdoulay called "narrative reduction", understood as the intentional selectivity of fragments of the landscape to form images with high content of ideology. From the analysis of images related to the Brazilian cultural heritage present in advertising developed by EMBRATUR, the research intends to investigate the hypothesis that asserts the existence of conflicts and contradictions between the ideological discourse of marketing plans for tourism destinations and the practice of promotion of tourism. The significance of this research is to contribute to the reflections that involve the appropriation of cultural heritage tourism in Brazil, to enable a constructive review of models of tourism planning and marketing practices, of the promotion practices of the Brazilian cultural heritage and the interventions observed in locations with relevant cultural heritage
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Paes, Maria Tereza Duarte, 1961-
Orientador
Martins, Paulo Cesar Garcez
Avaliador
Tulik, Olga
Avaliador
Ribeiro, Rafael Winter, 1973-
Avaliador
Funari, Pedro Paulo Abreu, 1959-
Avaliador
Imagem e patrimônio cultural = as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010
Marcelo Antonio Sotratti
Imagem e patrimônio cultural = as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010
Marcelo Antonio Sotratti
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