Conscientização e sociedade em Paulo Freire = da "Educação como prática de liberdade" à "Pedagogia do oprimido"
Bruno Botelho Costa
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C823c
[Awareness and society in Paulo Freire]
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
116 p.
Orientador: Renê José Trentin Silveira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre os conceitos de "conscientização" e "sociedade" nas obras "Educação como prática de liberdade" e "Pedagogia do oprimido" do pensador e educador brasileiro Paulo Freire. O intuito deste está em mostrar como a conscientização, cerne e objetivo da teoria...
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Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre os conceitos de "conscientização" e "sociedade" nas obras "Educação como prática de liberdade" e "Pedagogia do oprimido" do pensador e educador brasileiro Paulo Freire. O intuito deste está em mostrar como a conscientização, cerne e objetivo da teoria educacional freiriana, requer, para a sua realização pelo homem, o conhecimento das contradições e antagonismos da sociedade, a fim de que ele possa desenvolver sua capacidade crítica e assumir a condição de sujeito transformador dos problemas e desafios sociais e empenhar-se, no âmbito coletivo, pela transformação destes e de si próprio. Neste sentido, este trabalho procurou ressaltar similaridades e diferenças na relação entre as visões de conscientização e de sociedade em ambas as referidas obras, apontando em que medida esta relação, da primeira obra para a segunda, representa um movimento de radicalização da sua crítica e proposta para a educação, bem como da sua concepção de transformação social.
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Abstract: This work presents a study on the concepts of "conscientisation" and "society" inside "Education as Practice of Freedom" and "Pedagogy of the Opressed" of the Brazilian philosopher and educator Paulo Freire. Its intent is to show how conscientisation, essence and objective of Freire's...
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Abstract: This work presents a study on the concepts of "conscientisation" and "society" inside "Education as Practice of Freedom" and "Pedagogy of the Opressed" of the Brazilian philosopher and educator Paulo Freire. Its intent is to show how conscientisation, essence and objective of Freire's educational theory, needs, to be realized by man, the acknowledgement of society's contradictions and antagonisms, so may man develop his critical capacity and assume the condition of a transformative subject of social adversities and strive, in collective manner, for their and his own transformation. That way, this work tried to protrude similarities and differences between the approaches to this concept in both books, pointing out to witch point the relation between the two presents a radicalizing movement of the authors critique and proposal for education and social transformation.
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Conscientização e sociedade em Paulo Freire = da "Educação como prática de liberdade" à "Pedagogia do oprimido"
Bruno Botelho Costa
Conscientização e sociedade em Paulo Freire = da "Educação como prática de liberdade" à "Pedagogia do oprimido"
Bruno Botelho Costa
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