Fala, leitura e escrita = encontro entre sujeitos
Sonia Sellin Bordin
TESE
Português
T/UNICAMP B644f
[Speech, writing and reading]
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
139 p. : il.
Orientador: Maria Irma Hadler Coudry
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Trata-se de um estudo longitudinal fundamentado em uma abordagem discursiva da Neurolinguística e realizado com crianças/jovens, com e sem lesão cerebral, que apresentam dificuldades no eixo "fala, leitura e escrita" e são avaliadas e acompanhadas no Centro de Convivência de Linguagens...
Ver mais
Resumo: Trata-se de um estudo longitudinal fundamentado em uma abordagem discursiva da Neurolinguística e realizado com crianças/jovens, com e sem lesão cerebral, que apresentam dificuldades no eixo "fala, leitura e escrita" e são avaliadas e acompanhadas no Centro de Convivência de Linguagens (CCazinho/IEL/Unicamp) e/ou na clínica fonoaudiológica. É a partir da materialidade da escrita apresentada pelas crianças que são realizadas análises linguísticas, baseadas em uma perspectiva heurística. Essa análise se assenta em autoresâncora para a teorização da Neurolinguística Discursiva, quais sejam: Vygotsky, Luria e Freud. O acompanhamento realizado com essas crianças se dá, então, a partir do trabalho linguístico que realizam com a fala, leitura e escrita e da consciência que desenvolvem diante desses processos, como constructos sociais e históricos na relação linguagem-cérebro-mente e aprendizagem. A análise da materialidade linguística (oral e escrita) da criança/jovem revela marcas de sua mediação com diferentes interlocutores: Escola, Família, Estado, Diagnósticos Médicos (como Dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção, Distúrbio de aprendizagem etc) na área de leitura e escrita e, ainda, de como essas diferentes mediações interfere na materialidade de fala, leitura e escrita da criança/jovem e nos seus processos em aprendizado
Ver menos
Abstract: This is a longitudinal study based on the discursive neurolinguistical approach, done with children/youngster, with or without brain damage, that shows issues on the "speech - reading and writing" axis. Those subjects are evaluated and follow up on the Centro de Convivência de Linguagens...
Ver mais
Abstract: This is a longitudinal study based on the discursive neurolinguistical approach, done with children/youngster, with or without brain damage, that shows issues on the "speech - reading and writing" axis. Those subjects are evaluated and follow up on the Centro de Convivência de Linguagens (CCazinho/IEL/Unicamp) and/or on the speech therapist office. Based on the written material developed and delivered by the subjects, linguistic analysis are done, supported by the heuristics perspective. This analysis are set by anchors-authors on the discursive neurolinguistics theory, those being: Vygotsky, Luria and Freud. The follow up done with those children starts on a linguistically work that consists on speech, reading and writing, aiding to develop a consciously process as social construction, historical relations between speech-brain-mind and learning. The analysis on the linguistic material (speech and written) of the children/youngster reveals marks facing different interlocutors: School, Family, Estate, Medical Diagnosis (as dyslexia, attention deficit (DDA), learning curve disturbance etc.) on the speech and writing areas and this may interfere on this materiality as on the process it is involved
Ver menos
Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-
Orientador
Possenti, Sírio, 1947-
Avaliador
Souza, Vera Lucia Trevisan de, 1960-
Avaliador
Freire, Fernanda Maria Pereira, 1961-
Avaliador
Caneppele, Alessandra
Avaliador
Fala, leitura e escrita = encontro entre sujeitos
Sonia Sellin Bordin
Fala, leitura e escrita = encontro entre sujeitos
Sonia Sellin Bordin
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra