O ensino de matemática na Academia Real Militar do Rio de Janeiro, de 1811 a 1874
Ben Hur Mormêllo
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M828e
[The teaching of mathematics at the Royal Military Academy of Rio de Janeiro, 1811-1874]
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
191 p. : il.
Orientador: Rogério Monteiro de Siqueira
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Resumo: Neste trabalho, a proposta é analisar como foi concebido o currículo de matemática da Academia Real Militar do Rio de Janeiro e suas modificações posteriores, estabelecidas pelas reformas dos seus estatutos, desde 1811, quando tem início o primeiro ano de funcionamento da Academia, a 1874,...
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Resumo: Neste trabalho, a proposta é analisar como foi concebido o currículo de matemática da Academia Real Militar do Rio de Janeiro e suas modificações posteriores, estabelecidas pelas reformas dos seus estatutos, desde 1811, quando tem início o primeiro ano de funcionamento da Academia, a 1874, quando o ensino de engenharia passa a ser responsabilidade de um ministério civil, com a transformação da Escola Central em Escola Politécnica. Partindo de uma breve análise das suas principais influências, em especial, a Faculdade de Matemática da Universidade de Coimbra, discutiremos em detalhe os estatutos da Academia Real Militar, particularmente o seu currículo de Matemática, procurando entender até que ponto as suas disposições eram realmente inovadoras (em relação às academias militares estabelecidas pelo governo de Portugal), e como se aclimataram as duas correntes curriculares mais importantes em sua história: a dos "profissionalistas", para os quais o foco da formação deveria ser militar, e a dos "culturalistas", que defendiam uma sólida base de conhecimentos científicos
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Abstract: In this work, the proposal is to analyze as the mathematical syllabus of the Royal Military Academy of Rio de Janeiro was conceived and his posterior adaptations, implemented between 1811, when the Academy was founded, and 1874, when the teaching of engineer become a responsibility of a...
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Abstract: In this work, the proposal is to analyze as the mathematical syllabus of the Royal Military Academy of Rio de Janeiro was conceived and his posterior adaptations, implemented between 1811, when the Academy was founded, and 1874, when the teaching of engineer become a responsibility of a civil ministry, and the Escola Central turned into Escola Politécnica. Presenting the main models which inspired the project, specially the College of Mathematics of the University of Coimbra, we discuss in detail the statutes of the Royal Military Academy, particularly its mathematical syllabus, in order to detect their new contributions and see how was acclimatised the its most important traditions: the "profissionalistas", for which the goal of the Academy should be strictly military, and the "culturalistas", which had defended a solid base of scientific knowledge
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O ensino de matemática na Academia Real Militar do Rio de Janeiro, de 1811 a 1874
Ben Hur Mormêllo
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