Efeito de procedimentos preparatórios na colaboração da criança durante atendimento odontológico
Gustavo Sattolo Rolim
TESE
Português
T/UNICAMP R646e
[Effect of preparatory procedure on children behavior in a dental treatment]
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
128 p.
Orientador: Antonio Bento Alves de Moraes
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas
Resumo: Este trabalho foi elaborado a partir dos referencias da Psicologia da Saúde aplicada à Odontologia, em especial à Odontopediatria. A preocupação principal deste é compreender o processo de adesão de crianças a tratamentos clínicos a partir de uma perspectiva que envolva uma maior autonomia...
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Resumo: Este trabalho foi elaborado a partir dos referencias da Psicologia da Saúde aplicada à Odontologia, em especial à Odontopediatria. A preocupação principal deste é compreender o processo de adesão de crianças a tratamentos clínicos a partir de uma perspectiva que envolva uma maior autonomia para a criança. O objetivo desta pesquisa foi analisar o efeito do uso de fantoche e vídeo animado como procedimentos preparatórios para a promoção de comportamentos de adesão de crianças submetidas a atendimentos odontológicos subseqüentes. Optou-se por estudar dois procedimentos comportamentais prévios que ensinassem a crianças com histórico de não-colaboração respostas adequadas de colaboração, as quais auxiliassem os profissionais para a realização de rotinas clínicas odontológicas. Participaram do presente trabalho 6 crianças com desenvolvimento típico, com idades entre 5 e 6 anos, que necessitavam de pelo menos 4 sessões de atendimento restaurador executados por um único cirurgião dentista. Foram planejadas e filmadas 5 sessões de atendimento odontológico para cada criança. Antes de cada sessão odontológica utilizou-se de um procedimento preparatório conduzido pelo dentista, por meio de Fantoche ou por Filme com duração de 10 minutos. Os profissionais foram treinados para o uso dos procedimentos preparatórios através de um roteiro prévio (Anexo 1). Neste há descrições sobre como o dentista deveria se comportar durante o tratamento para realizar as seis estratégias de manejo do comportamento em estudo (Contar-Mostrar-Fazer; Tranqüilização; Relaxamento; Participação Ativa; Distração; Estruturação do Tempo). O vídeo continha seis cenas de um dentista e uma criança, cada uma correspondendo a uma estratégia supracitada. A atividade com fantoche de pelúcia consistia na apresentação das estratégias para a criança. Nesta atividade, o dentista apresenta situações que caracterizam o uso das estratégias de manejo do comportamento descritas no roteiro. O uso dos procedimentos preparatórios avaliados neste trabalho permite inferir que as crianças se beneficiam do ensino de estratégias pré-sessão. Ou seja, as crianças aprendem respostas de colaboração e de atenção e diminuem a emissão de respostas de protesto, mesmo considerando que para algumas dessas crianças estas respostas de colaboração, tenham tido a função de respostas de esquiva, isto é, respostas que atrasavam e impediam a realização do tratamento odontológico
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Abstract: This work was prepared from the referrals of Health Psychology applied to Dentistry, particularly in the Pediatric Dentistry. The aim was to describe the process of adherence of children to treatment in to a perspective that involves more autonomy to the child. The objective of this...
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Abstract: This work was prepared from the referrals of Health Psychology applied to Dentistry, particularly in the Pediatric Dentistry. The aim was to describe the process of adherence of children to treatment in to a perspective that involves more autonomy to the child. The objective of this research was to analyze the effect of a procedure using a puppet and animated video as preparatory procedures to promote adherence behaviors of children submitted to a dental care. Two previous behavioral procedures to teach the children with a history of non-colaborative responses in a dental treatment were used. Participated in the study six children aged between 5 and 6 years who needed at least four sessions of restorative care performed by a single dentist. Were planned and recorded five sessions for dental care for each child. Before each session was realized a preparatory procedure with a puppet or a video conducted by a dentist during 10 minutes before sessions. The professionals were trained in the use of preparatory procedures through a previous script (Appendix 1). In this was described how the dentist should behave during in the procedures when demonstrated six behavior's management (Tell-Show-Do; Support, Relaxation, Active Participation; Distraction; Structuring of Time). The video contains six scenes of a dentist and a child, each corresponding to one mentioned strategy. The activity with plush puppet was the presentation of strategies for the child. In this activity, the dentist presents situations that characterize the use of behavior management strategies outlined in the script. The use of preparatory procedures used in this work allows us to infer that children benefit from teaching strategies pre-session. That is, children learn answers and collaboration of care and decrease the emission of responses of protest. Even though some of these children to these collaborative responses have taught their evasive responses
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Aberto
Moraes, Antonio Bento Alves de, 1941-
Orientador
Reis, Maria de Jesus Dutra dos
Avaliador
Laloni, Diana Tosello
Avaliador
Batista, Cecilia Guarnieri, 1949-
Avaliador
Neri, Anita Liberalesso, 1946-
Avaliador
Efeito de procedimentos preparatórios na colaboração da criança durante atendimento odontológico
Gustavo Sattolo Rolim
Efeito de procedimentos preparatórios na colaboração da criança durante atendimento odontológico
Gustavo Sattolo Rolim
Exemplares
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