Construção do conhecimento e narrativa = sempre à terceira margem
Albor Vives Reñones
TESE
Português
T/UNICAMP V837c
[Knowledge construction and narrative]
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
194 p. : il.
Orientador: Ana Angélica Albano
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A construção da narrativa como paralelo, ponto de inflexão e articulação com processos de construção pessoal de saberes e transformações nas relações. Tomar narrativas variadas, literária, filosófica, teatral e musical principalmente, para com elas, a partir delas, por vezes afastando-se,...
Ver mais
Resumo: A construção da narrativa como paralelo, ponto de inflexão e articulação com processos de construção pessoal de saberes e transformações nas relações. Tomar narrativas variadas, literária, filosófica, teatral e musical principalmente, para com elas, a partir delas, por vezes afastando-se, delinear a narrativa pessoal do fazer terapêutico: aquele que transforma. A construção do saber como processo fluido e complexo, vetores intelectivos, sensíveis, intuitivos e viscerais. O conhecimento construído em dupla ou pequenos grupos, atravessado pela história daquele atendimento em outros momentos, pelas histórias do terapeuta e de quem é atendido, pelas leituras, experiências, vidas abertas. A inexistência de um ponto focado a ser atingido, um onde chegar para se saber que era o caminho correto. Por isso à terceira margem: porque por mais que tentemos, o fim nunca está pronto, e sempre poderemos, como opção ou como impossibilidade de que seja diferente, seguir remando.
Ver menos
Abstract: The construction of the narrative as parallel, point of inflection and articulation with processes of personal construction of knowledge and changes in relationships. Taking different narratives, literary, philosophical, theatrical and musical mainly with them, from them, moving away from...
Ver mais
Abstract: The construction of the narrative as parallel, point of inflection and articulation with processes of personal construction of knowledge and changes in relationships. Taking different narratives, literary, philosophical, theatrical and musical mainly with them, from them, moving away from them sometimes, delineate the personal narrative to the treatment: one that transforms. The construction of knowledge as a process fluid and complex, intellective vectors, sensitive, intuitive and visceral. The knowledge built in pairs or small groups, crossed by the history of that process at other times, the stories of the therapist and who is atended, the readings, experiences, open lives. The lack of a focus point to be reached, a where to arrive and know that this was the right way. So the third bank: because however much we try the end is never done and we can then, as an option or an impossibility to do different, continue paddling.
Ver menos
Resumo: A construção da narrativa como paralelo, ponto de inflexão e articulação com processos de construção pessoal de saberes e transformações nas relações. Tomar narrativas variadas, literária, filosófica, teatral e musical principalmente, para com elas, a partir delas, por vezes afastando-se,...
Ver mais
Resumo: A construção da narrativa como paralelo, ponto de inflexão e articulação com processos de construção pessoal de saberes e transformações nas relações. Tomar narrativas variadas, literária, filosófica, teatral e musical principalmente, para com elas, a partir delas, por vezes afastando-se, delinear a narrativa pessoal do fazer terapêutico: aquele que transforma. A construção do saber como processo fluido e complexo, vetores intelectivos, sensíveis, intuitivos e viscerais. O conhecimento construído em dupla ou pequenos grupos, atravessado pela história daquele atendimento em outros momentos, pelas histórias do terapeuta e de quem é atendido, pelas leituras, experiências, vidas abertas. A inexistência de um ponto focado a ser atingido, um onde chegar para se saber que era o caminho correto. Por isso à terceira margem: porque por mais que tentemos, o fim nunca está pronto, e sempre poderemos, como opção ou como impossibilidade de que seja diferente, seguir remando.
Ver menos
Abstract: The construction of the narrative as parallel, point of inflection and articulation with processes of personal construction of knowledge and changes in relationships. Taking different narratives, literary, philosophical, theatrical and musical mainly with them, from them, moving away from...
Ver mais
Abstract: The construction of the narrative as parallel, point of inflection and articulation with processes of personal construction of knowledge and changes in relationships. Taking different narratives, literary, philosophical, theatrical and musical mainly with them, from them, moving away from them sometimes, delineate the personal narrative to the treatment: one that transforms. The construction of knowledge as a process fluid and complex, intellective vectors, sensitive, intuitive and visceral. The knowledge built in pairs or small groups, crossed by the history of that process at other times, the stories of the therapist and who is atended, the readings, experiences, open lives. The lack of a focus point to be reached, a where to arrive and know that this was the right way. So the third bank: because however much we try the end is never done and we can then, as an option or an impossibility to do different, continue paddling.
Ver menos
Albano, Ana Angélica Medeiros, 1951-
Orientador
Fiaminghi, Luiz Henrique
Avaliador
Lima, Norma Silvia Trindade de, 1960-
Avaliador
Campos, Crispim
Avaliador
Guimarães, Áurea Maria, 1950-
Avaliador
Almozara, Paula Cristina Somenzari
Avaliador
Construção do conhecimento e narrativa = sempre à terceira margem
Albor Vives Reñones
Construção do conhecimento e narrativa = sempre à terceira margem
Albor Vives Reñones
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra