Na pauta das aulas de ciências = discussão de controvérsias científicas na televisão
Mariana Brasil Ramos
TESE
Português
T/UNICAMP R147n
[In science classes]
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
195 p. : il.
Orientador: Henrique César da Silva
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: Dada a presença constante de discursos científicos na televisão, e desta, nas casas dos nossos estudantes, como um discurso marginal à escola (porém não aos estudantes), no sentido de pensar a formação de um leitor de ciências em nossa sociedade e não apenas nas escolas, se torna relevante...
Ver mais
Resumo: Dada a presença constante de discursos científicos na televisão, e desta, nas casas dos nossos estudantes, como um discurso marginal à escola (porém não aos estudantes), no sentido de pensar a formação de um leitor de ciências em nossa sociedade e não apenas nas escolas, se torna relevante incluir nos processos pedagógicos uma compreensão de como outros espaços de construção de sentidos funcionam, constituindo sujeitos leitores de ciências e sentidos sobre ciências, ao mesmo tempo em que constituem o leitor em relação a suas linguagens. Desta forma, a grande repercussão do tema Mudanças Climáticas (uma situação de controvérsia científica) na mídia, em especial na TV, torna este referente foco de estudos, para construir estratégias de ensino que possibilitem ampliação/deslocamentos de sentidos por parte dos estudantes. Investigamos, portanto, que efeitos de leitura uma abordagem em sala de aula, que trabalhe aspectos das condições de produção e que confronte diferentes textualizações, com ênfase no audiovisual, dos discursos sobre/das Mudanças Climáticas provoca na construção de sentidos dos estudantes sobre TV e Ciência. Como resultados de nossas análises, temos algumas evidências de que este "ensino da leitura" funciona no sentido de deslocar sentidos sobre as ciências e sobre a televisão, como: deslocamentos na leitura dos estudantes do texto televisivo, num movimento que passa do que o texto diz para como ele diz e deslocamentos dos sentidos predominantes na mídia brasileira sobre as mudanças climáticas, ambos, porém, para parte dos estudantes. Apontamos, portanto, a importância de se considerar no ensino de ciências o caráter controverso e histórico dos discursos científicos, sua pluralidade de leituras e as diferentes linguagens que as constituem
Ver menos
Abstract: Given the constant presence of scientific discourses on television, and the presence of television in our students homes, yet as a marginal discourse to school (but not to students), when considering the formation of a science reader within our society, not just within the school, it's...
Ver mais
Abstract: Given the constant presence of scientific discourses on television, and the presence of television in our students homes, yet as a marginal discourse to school (but not to students), when considering the formation of a science reader within our society, not just within the school, it's relevant to include in the pedagogical processes an understanding of how other spaces of meaning construction work, forming science readers and science meanings, while forming the reader about/in their languages. Thus, the major impact of Climate Change (a situation of scientific controversy) in the media, especially on TV, makes this the focus of this studies, in order to build teaching strategies that allow a possibility of meanings extension/displacement by students. Therefore, we investigate, what reading effects a classroom approach which works aspects of production conditions and confronts different textualizations of Climate Change discourses, with emphasis on audiovisuals, would result in students meaning construction about TV and Science. As our analysis results, we point out some evidence that this "reading teaching" works in the sense of shifting meanings of science and television, such as: shifts in student reading the television texts, in a movement that passes from what the text says to how the texts says; and shifting of predominant senses in the Brazilian media about climate change, both, however, for most students. We suggest, therefore, the importance of considering in science teaching the controversial and historical aspects of scientific discourses, its plurality of readings and the different languages that constitute them
Ver menos
Silva, Henrique César da, 1969-
Orientador
Compiani, Mauricio, 1956-
Avaliador
Guimarães, Leandro Belinaso
Avaliador
Sousa, Guaracira Gouvea de
Avaliador
Na pauta das aulas de ciências = discussão de controvérsias científicas na televisão
Mariana Brasil Ramos
Na pauta das aulas de ciências = discussão de controvérsias científicas na televisão
Mariana Brasil Ramos
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra