Professores do ensino técnico, no Estado de São Paulo, 1990-2009 : reformas educacionais e mudanças nas condições e organização do trabalho
Liliane Bordignon de Souza
TCC
Português
TCC/UNICAMP So89p
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
116 f.
Orientador: Aparecida Neri de Souza
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O trabalho tem por objetivo compreender como, no Brasil e no estado de São Paulo, as reformas da educação profissional, nas duas últimas décadas (1990-2009), produziram mudanças no trabalho dos professores e na organização deste nível de ensino. Quais são as evidências de que estaria em...
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Resumo: O trabalho tem por objetivo compreender como, no Brasil e no estado de São Paulo, as reformas da educação profissional, nas duas últimas décadas (1990-2009), produziram mudanças no trabalho dos professores e na organização deste nível de ensino. Quais são as evidências de que estaria em curso um processo de flexibilização e precarização do trabalho de professores? Quais são as contribuições das reformas na educação profissional para este processo? Investiga-se, a partir destas questões, especificamente, as mudanças desencadeadas pelas políticas educacionais para o ensino técnico de nível médio no âmbito do estado de São Paulo, no período entre 1990 e 2009, assim como aquelas produzidas pela implementação das políticas nacionais. Em São Paulo, parte-se da transferência das escolas técnicas estaduais, em 1993, da Secretaria da Educação para o Centro de Educação Técnica e Tecnológica Paula Souza, até o atual Plano de Expansão da Educação Profissional, que nos últimos três anos aumentou em 30% o número de vagas neste nível de ensino. A hipótese levantada no início do trabalho, que o processo de flexibilização e precarização vivenciado pelos trabalhadores do setor privado, seja também vivenciado pelos trabalhadores do setor público, quando confrontada com depoimentos orais de professores e questionários sobre suas condições de trabalho no ensino técnico, indicaram um processo contraditório. A análise dos dados coletados aponta um mercado de trabalho no campo do ensino técnico, ao mesmo tempo, competitivo, estável e desprestigiado, frente às outras profissões. A escola técnica atrai profissionais com alto grau de formação a procura de maior estabilidade no emprego e possibilidades de alteração anual da jornada de trabalho. No entanto, os professores consultados afirmaram exercer outra atividade profissional além do magistério devido aos baixos salários, a possibilidade de diminuição de aulas e a desvalorização da docência no setor público
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