O bullying na escola : suas características, as intervenções e a construção da autonomia moral
Monica Valentim da Silva
TCC
Português
TCC/UNICAMP Si38b
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
66 f.
Orientador: Telma Pileggi Vinha
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: De forma crescente, o bullying vem sendo pauta de debates tanto nas escolas pelos professores e alunos, quanto pelos pais e pela mídia, em diversos locais do país. Esse crescente interesse tem gerado maior conscientização sobre as conseqüências desse tipo de conflito para os envolvidos e...
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Resumo: De forma crescente, o bullying vem sendo pauta de debates tanto nas escolas pelos professores e alunos, quanto pelos pais e pela mídia, em diversos locais do país. Esse crescente interesse tem gerado maior conscientização sobre as conseqüências desse tipo de conflito para os envolvidos e aumento no interesse pelas investigações na busca por compreender suas características e para elaborar medidas de intervenções efetivas. Apesar disso, são poucas e recentes as pesquisas no Brasil que investigam o bullying, principalmente na perspectiva construtivista. Diante desse cenário, o presente trabalho visa realizar uma pesquisa bibliográfica que contemple os estudos realizados sobre o bullying, assim como descrever programas de intervenções para lidar com este fenômeno na escola, propostos por autores de referência na área, tanto nacionais quanto internacionais. Objetiva, ainda,
numa perspectiva construtivista piagetiana, analisar e comparar esses programas no sentido do favorecimento da autonomia moral dos sujeitos, ou seja, mais do que prevenir e diminuir a ocorrência dos episódios de bullying na escola, analisar se as intervenções propostas por cada programa são também coerentes com o desenvolvimento da autorregulação em que o respeito ao outro se constitua um dos valores centrais na identidade do educando, de forma que as mudanças não sejam apenas temporárias e localizadas, mas sim façam parte das relações do sujeito dentro ou fora da instituição educativa. Para tanto, além de selecionar os autores mais relevantes para apresentar uma caracterização sobre o bullying que se trata de um conflito multifacetado e com características peculiares, é descrita a construção da personalidade ética e ainda selecionados e comparados os programas de intervenção sobre bullying de quatro estudiosos, sendo dois internacionais Ver menos
numa perspectiva construtivista piagetiana, analisar e comparar esses programas no sentido do favorecimento da autonomia moral dos sujeitos, ou seja, mais do que prevenir e diminuir a ocorrência dos episódios de bullying na escola, analisar se as intervenções propostas por cada programa são também coerentes com o desenvolvimento da autorregulação em que o respeito ao outro se constitua um dos valores centrais na identidade do educando, de forma que as mudanças não sejam apenas temporárias e localizadas, mas sim façam parte das relações do sujeito dentro ou fora da instituição educativa. Para tanto, além de selecionar os autores mais relevantes para apresentar uma caracterização sobre o bullying que se trata de um conflito multifacetado e com características peculiares, é descrita a construção da personalidade ética e ainda selecionados e comparados os programas de intervenção sobre bullying de quatro estudiosos, sendo dois internacionais Ver menos
Abstract: Not informed
O bullying na escola : suas características, as intervenções e a construção da autonomia moral
Monica Valentim da Silva
O bullying na escola : suas características, as intervenções e a construção da autonomia moral
Monica Valentim da Silva
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