Um estudo sobre as escolhas e rejeições de crianças no contexto escolar
Mariana La Ferrera Pires
TCC
Português
TCC/UNICAMP P665e
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
68 f.
Orientador: Selma de Cássia Martinelli.
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em uma escola municipal de ensino fundamental na cidade de Campinas. Para este estudo, foram observadas uma turma de primeira e uma de segunda série, com o objetivo de melhor compreender as relações interpessoais de crianças dentro do...
Ver mais
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em uma escola municipal de ensino fundamental na cidade de Campinas. Para este estudo, foram observadas uma turma de primeira e uma de segunda série, com o objetivo de melhor compreender as relações interpessoais de crianças dentro do contexto escolar. Participaram deste trabalho um total de 32 crianças, 17 da primeira série e 15 da segunda série, além das professoras das duas turmas. O trabalho realizado consistiu em observar o cotidiano das crianças e realizar uma abordagem perceptual do teste sociométrico, proposto por Moreno (1962) com os alunos. Na primeira etapa do teste, as crianças responderam por escrito às seguintes perguntas: quem da sua classe você gostaria que sentasse ao seu lado para estudar?; Com quem da sua classe você gostaria de brincar?; Quem da sua classe você não gostaria que sentasse ao seu lado para estudar?; Com quem da sua classe você não gostaria de brincar?. Para cada pergunta, o aluno deveria escolher três colegas da turma, em ordem de preferência. Em seguida, em uma conversa individual, as crianças explicaram os motivos que as tinham levado a realizar suas escolhas. As professoras também foram solicitadas a responder este mesmo questionário, escolhendo as crianças que ela acreditava que receberiam mais escolhas para cada questão. As respostas obtidas foram divididas em categorias e analisadas de acordo, principalmente, com a teoria de Moreno. Foram encontradas nas falas das crianças justi?cativas de cunho afetivo, intelectual, de comportamento, de gênero e de aspectos físicos. As respostas variam entre as séries e entre as escolhas de meninos e meninas. Foram observadas, finalmente, as conseqüências que tais escolhas e rejeições têm na maneira de se relacionar dessas crianças em sua rotina escolar
Ver menos
Um estudo sobre as escolhas e rejeições de crianças no contexto escolar
Mariana La Ferrera Pires
Um estudo sobre as escolhas e rejeições de crianças no contexto escolar
Mariana La Ferrera Pires
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra