Sobre cartas, crianças e aprendizagens
Patrícia Yumi Fujisawa
TCC
Português
TCC/UNICAMP F955s
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
119 f.
Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado.
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
As cartas pessoais constituem-se em uma escrita possível de ressignificação de fatos, acontecimentos, infomações e ideias de acordo com as experiências e os saberes que o remetente possui. Além disso, por objetivarem um destinatário real que, na maioria das vezes, corresponde a uma pessoa próxima...
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As cartas pessoais constituem-se em uma escrita possível de ressignificação de fatos, acontecimentos, infomações e ideias de acordo com as experiências e os saberes que o remetente possui. Além disso, por objetivarem um destinatário real que, na maioria das vezes, corresponde a uma pessoa próxima afetivamente, cabe ao remetente preocupar-se em dar sentido àquilo que escreve para que Seja capaz
de se fazer entender pelo destinatário, transmitindo-lhe seu lugar enquanto sujeito do discurso. Dessa maneira, o presente trabalho de conclusão de curso constitui-se em um estudo de caso realizado em um 5° ano do Ensino Fundamental da rede pública do municipio de Campinas-SP, cujo objetivo principal era proporcionar que os 23 alunos da classe escrevessem cartas. Assim, durante o ano de 2009 foram produzidas um total de 72 epístolas endereçadas à estudante, sendo que buscou-se restringir o estudo limitando a análise em cinco alunos que apresentaram considerações relevantes quanto o uso do género cartas, bem como as relações interpessoais desenvolvidas na classe. A partir da análise das cartas selecionadas, juntamente com o estudo aprofundado referente aos gêneros do discurso foi possível observar as construções singulares que cada um dos sujeitos realizou através do uso das cartas Ver menos
de se fazer entender pelo destinatário, transmitindo-lhe seu lugar enquanto sujeito do discurso. Dessa maneira, o presente trabalho de conclusão de curso constitui-se em um estudo de caso realizado em um 5° ano do Ensino Fundamental da rede pública do municipio de Campinas-SP, cujo objetivo principal era proporcionar que os 23 alunos da classe escrevessem cartas. Assim, durante o ano de 2009 foram produzidas um total de 72 epístolas endereçadas à estudante, sendo que buscou-se restringir o estudo limitando a análise em cinco alunos que apresentaram considerações relevantes quanto o uso do género cartas, bem como as relações interpessoais desenvolvidas na classe. A partir da análise das cartas selecionadas, juntamente com o estudo aprofundado referente aos gêneros do discurso foi possível observar as construções singulares que cada um dos sujeitos realizou através do uso das cartas Ver menos
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