Políticas públicas de formação continuada de professores : o caso de Campinas
Luna Camargo Penna
TCC
Português
TCC/UNICAMP P318p
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
160 f.
Orientador: Vicente Rodriguez
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade a análise das politicas públicas para a formação continuada de professores, no município de Campinas, Estado de São Paulo. Mais especificamente nas ações realizadas com a implementação do atual centro de formação do município, Centro de Formação,...
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Resumo: O presente trabalho tem como finalidade a análise das politicas públicas para a formação continuada de professores, no município de Campinas, Estado de São Paulo. Mais especificamente nas ações realizadas com a implementação do atual centro de formação do município, Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional ¿Prof. Milton de Almeida Santos¿ (CEFORTEPE), no final de 2008. Para o desenvolvimento do trabalho buscou-se apresentar todos os cursos oferecidos pelo CEFORTEPE, do inicio de 2009 até hoje, assim como analisa-los detalhadamente. Dessa forma, configura-se a atual política de formação da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Campinas. Na busca pela compreensão das atuais ações da SME, no que tange à formação dos educadores, realizou-se resgate do historico das politicas públicas implementadas no municipio desde 1983, ano em que se consolidam importantes politicas de formação na Rede de Ensino, inclusive algumas que permanecem em curso ate os dias de hoje. Assim como o resgate historico das politicas em âmbito municipal, fez-se necessario a apresentação das atuais politicas de formação continuada de professores realizadas em nível nacional, devido ao grande número de cursos oferecidos pelo Ministerio da Educação (MEC) ao município. Esta oferta de formação continuada de professores, proposta pelo Governo Federal, realiza-se a partir das mudanças na configuração das políticas sociais a partir da Reforma do Estado na década de 1990, estabelecendo novas exigências e referencias à profissão docente. O trabalho buscou analisar políticas públicas sem parceria com instituições privadas, realizadas pela iniciativa da propria SME de Campinas, ou parcerias travadas com órgãos públicos, tanto em âmbito federal, atraves do MEC, ou em nível estadual, por meio da Secretaria de Educaçäo do Estado de São Paulo. Constitui-se assim um quadro das ações estatais para a formação continuada de professores, dentro da logica atual na qual as parcerias entre os setores público e privado crescem de maneira acentuada
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