Representações e apropriações dos espaços escolares : um estudo com alunos de uma escola pública central e uma escola pública periférica, da cidade de Campinas
Aline Martin Serra
TCC
Português
TCC/UNICAMP Se68r
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
134 f.
Orientador: Ernesta Zamboni
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Essa proposta de estudo fara um recorte na representação do espaço escolar, suas apropriações e interpretações feitas por dois grupos de jovens escolares entre 13 e 15 anos de idade, pois nessa faixa etária, a representação permite a abstração total, não mais iimitada a representação...
Ver mais
Resumo: Essa proposta de estudo fara um recorte na representação do espaço escolar, suas apropriações e interpretações feitas por dois grupos de jovens escolares entre 13 e 15 anos de idade, pois nessa faixa etária, a representação permite a abstração total, não mais iimitada a representação imediata, nem somente as relações previamente existentes, portanto, os sujeitos são capazes de pensar em todas as relações possíveis logicamente, buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade. Em outras palavras, as estruturas cognitivas alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocinio lógico a todas as classes de problemas. Buscamos o espaço de duas escolas públicas, uma central e outra periférica, uma que data do período pre-republicano, 1897 e outra da década de 1970, ambas da Cidade Campinas, já que, são concepções arquitetônicas distintas e por isso, estabeleceremos essa relação entre proposta conceitual elaborada dentro de determinado contexto temporal e a sua atual representação por quem o apropria, de acordo com o lugar e o momento de onde falam. Motivada por observações durante os estágios realizados na faculdade e pelos contrastes percebidos durante a realização da pesquisa de iniciação cientifica, esse trabalho de conclusão de curso surge, curioso em saber o que e o espaço escolar para o aluno, quais são suas representações dele, pois isso compõe um viés para entender qual e a relação desse aluno com o espaço, como suas manifestações culturais refletem a apropriação dele, forjando a formação de sua identidade escolar
Ver menos
Representações e apropriações dos espaços escolares : um estudo com alunos de uma escola pública central e uma escola pública periférica, da cidade de Campinas
Aline Martin Serra
Representações e apropriações dos espaços escolares : um estudo com alunos de uma escola pública central e uma escola pública periférica, da cidade de Campinas
Aline Martin Serra
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra