A influência do curso de extensão PROEPRE na formação continuada de professores : realizado no ano de 2008 nas cidades de Campinas e Americana - SP
Maria Olivia Scoz Patuci
TCC
Português
TCC/UNICAMP P278i
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
65 f.
Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A educação infantil tem sido amplamente discutida e revista. para atender às necessidades de uma sociedade em constante movimento. Dentro dessa premissa, o foco de estudo do presente trabalho é, em especial, o Proepre - curso de extensão universitária - assim como um programa de ensino....
Ver mais
Resumo: A educação infantil tem sido amplamente discutida e revista. para atender às necessidades de uma sociedade em constante movimento. Dentro dessa premissa, o foco de estudo do presente trabalho é, em especial, o Proepre - curso de extensão universitária - assim como um programa de ensino. pautado na teoria píagetíana, que foi implantado em diversos estados e municípios brasileiros. Pretende-ss apontar a influência que o Pros-pre exerceu na formação continuada de profissionais da Educação Infantil, os quais participaram do curso denominado "Proepre - fundamentos teóricos e prática pedagógica para a educação infantil (EDU 015)¿, ministrado durante o ano de 2008 nas cidades de Campinas e Americana. Para essa investigação, utilizou-se a coleta de dados e a análise de instrumentos, sendo um questionário para a coleta de dados demográficos e outro questionário como teste situacional, aplicado em pre e pós - teste. Os resultados demonstraram que o curso em questão, atende aos anseios da grande maioria pesquisada. de uma melhor qualificação profissional, de uma formação de qualidade e de uma atualização de conteúdos pertinentes à sua prática cotidiana. Pelos questionários, aplicados em pré e pós-teste, evidenciou-se um novo entendimento do construtivismo piagetiano, em sua essência, o que reflete consequentemente, numa prática diferenciada. Através de dados estatísticos, obtidos nas informações colhidas nos dados demográficos das alunas, constatou-se que a faixa-etária, o tempo de exercício profissional. a realização de curso de magistério, pós-graduação ou outros cursos não foram fatores que interferissern num entendimento mais aprofundado do construtivismo piagetiano, nas questões do pré-teste e pós-teste. O fator culminante na diferença entre os resultados, apontou nitidamente, para a realização do curso em questão
Ver menos
A influência do curso de extensão PROEPRE na formação continuada de professores : realizado no ano de 2008 nas cidades de Campinas e Americana - SP
Maria Olivia Scoz Patuci
A influência do curso de extensão PROEPRE na formação continuada de professores : realizado no ano de 2008 nas cidades de Campinas e Americana - SP
Maria Olivia Scoz Patuci
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra