Políticas públicas de formação continuada de professores na RMC : parcerias entre o público e o privado
Erika Moreira Martins
TCC
Português
TCC/UNICAMP M366p
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
195 f.
Orientador: Vicente Rodriguez
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
O objetivo deste trabalho é o de analisar as políticas públicas de formação continuada de professores do Ensino Fundamental, no período entre 2008 e início de 2010, nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas, privilegiando as parcerias estabelecidas na oferta dos cursos. Ao longo...
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O objetivo deste trabalho é o de analisar as políticas públicas de formação continuada de professores do Ensino Fundamental, no período entre 2008 e início de 2010, nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas, privilegiando as parcerias estabelecidas na oferta dos cursos. Ao longo do trabalho procurou-se demonstrar como, a partir do processo de redemocratização do país, a Reforma do Estado e as propostas embasadas na teoria da Terceira Via articulam-se na configuração de "novas" formas de interação nas políticas públicas, baseadas no estabelecimento de parcerias.Parte-se do pressuposto de que a regulamentação dos recursos financeiros alocados na educação, como o FUNDEF, ao destinar parte do orçamento exclusivamente à valorização do magistério, dá respaldo financeiro e legal ao oferecimento de cursos de formação continuada. A municipalização do Ensino Fundamental traz em seu bojo uma demanda de formação continuada de professores. Existindo recursos financeiros com destinação específica para suprir esta demanda os municípios, mesmo sem tradição, estrutura ou história institucional na oferta de formação continuada, assumem esta tarefa. Contudo, para tal oferta, a sociedade civil organizada, acompanhada pela lógica empresarial, se dispõe a dividir a tarefa educacional realizando parcerias na elaboração efou implementação de serviços de responsabilidade do setor público.Dessa forma, o mercado assume tarefas de responsabilidade do setor público na elaboração e na implementação de políticas públicas educacionais, através de parcerias firmadas entre o setor público e o setor privado. Estas ações são realizadas segundo novas lógicas de racionalidade econômica, eficiência e produtividade visando o menor investimento possível e o melhor produto alcançável.
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