Animação em tempo real de rugas faciais explorando as modernas GPUs
Clausius Duque Gonçalves Reis
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP R277a
[Real time animation of facial wrinkles exploring the modern GPUs]
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
83 f. : il.
Orientadores: José Mario De Martino, Harlen Costa Batagelo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação
Resumo: A modelagem e animação de rugas faciais têm sido tarefas desafiadoras, devido à variedade de conformações e sutilezas de detalhes que as rugas podem exibir. Neste trabalho, são descritos dois métodos de apresentação de rugas em tempo real, utilizando as modernas GPUs. Ambos os métodos são...
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Resumo: A modelagem e animação de rugas faciais têm sido tarefas desafiadoras, devido à variedade de conformações e sutilezas de detalhes que as rugas podem exibir. Neste trabalho, são descritos dois métodos de apresentação de rugas em tempo real, utilizando as modernas GPUs. Ambos os métodos são baseados no uso de shaders em GPU e em uma abordagem de normal mapping para aplicar rugas sobre modelos virtuais. O primeiro método utiliza áreas de influência descritas por mapas de textura para calcular a exibição de rugas sobre o modelo, controlados por um "Vetor de Ativação", que informa ao shader a visibilidade das rugas em cada uma das áreas de influência. O segundo método apresenta rugas nos modelos faciais, utilizando as informações de deslocamento dos vértices em direções pré-definidas, informadas através de um "Vetor Direção de Rugas", que informa o sentido que o deslocamento de um vértice causa o surgimento de rugas
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Abstract: The modeling and animation of facial wrinkles have been challenging tasks, due to the variety of conformations and detail subtleness that the wrinkles can display. In this paper, we describe two methods to present wrinkles in real time, using modern GPUs. Both methods are based on the use...
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Abstract: The modeling and animation of facial wrinkles have been challenging tasks, due to the variety of conformations and detail subtleness that the wrinkles can display. In this paper, we describe two methods to present wrinkles in real time, using modern GPUs. Both methods are based on the use of GPU shaders and a normal mapping approach to apply wrinkles on virtual models. The first method uses influence areas described by texture maps to calculate the display of wrinkles on the model, controlled by an "Activation Vector", which tells the shader the appearance of wrinkles in each area of influence. The second method presents wrinkles on facial models using the vertex displacement information in predetermined directions, informed by a "Wrinkles Direction Vector", informing the direction that the displacement of a vertex causes the presentation of wrinkles
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De Martino, José Mário, 1958-
Orientador
Batagelo, Harlen Costa, 1977-
Coorientador
Goldenstein, Siome Klein, 1972-
Avaliador
Magalhães, Léo Pini, 1952-
Avaliador
Animação em tempo real de rugas faciais explorando as modernas GPUs
Clausius Duque Gonçalves Reis
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