Acesso ao espaço urbano e os congestionamentos na cidade de São Paulo : caracterização e possíveis soluções
Fernando Hajime Ishii
TCC
Português
TCC/UNICAMP Is34a
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
64 f.
Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Resumo: O aumento exponencial da frota de autoveículos associada à ausência de políticas públicas adequadas tem levado o trânsito da cidade de São Paulo ao colapso Os investimentos em transporte restringiram-se à expansão da malha viária, favorecendo o uso do automóvel, enquanto o transporte público...
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Resumo: O aumento exponencial da frota de autoveículos associada à ausência de políticas públicas adequadas tem levado o trânsito da cidade de São Paulo ao colapso Os investimentos em transporte restringiram-se à expansão da malha viária, favorecendo o uso do automóvel, enquanto o transporte público entrou em franca decadência. Problemas de superlotação, atrasos e tempos de viagem longos levaram muitas pessoas a abandonar o ônibus e migrar para o automóvel. As consequências não se limitaram ao trânsito em si, mas a diversas externalidades negativas geradas por ele, como poluição e perda de produtividade da economia. Dentre as possíveis soluções para a crise da mobilidade urbana em São Paulo, o transporte coletivo de qualidade é essencial por levar mais passageiros consumindo menos espaço asfáltico. Além disso, medidas de restrição à circulação de automóveis são igualmente importantes, dada a possibilidade limitada de ampliar ruas e avenidas. Nesse aspecto, uma política adequada de estacionamento no centro da cidade e o pedágio urbano são medidas a ser consideradas. É igualmente importante a existência de um correto planejamento urbano, impondo regras quanto ao uso e ocupação do solo, evitando o crescimento desordenado da cidade e a verticalização excessiva. Os planejamentos urbanos, de transporte e da circulação, quando adequados, tornam mais vantajoso o uso do transporte coletivo e trazem diversos benefícios, em especial maior igualdade de acesso ao espaço público.
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Abstract: The exponential increase in the fleet of vehicles associated with the absence of adequate public policies has brought traffic in the city of Sao Paulo to collapse. Investments in transport were restricted to the expansion of roads, encouraging car use, while public transport went into...
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Abstract: The exponential increase in the fleet of vehicles associated with the absence of adequate public policies has brought traffic in the city of Sao Paulo to collapse. Investments in transport were restricted to the expansion of roads, encouraging car use, while public transport went into steep decline. Problems of overcrowding, delays and long travel times have led many to abandon the bus and move to the car. The consequences were not confined to the transit itself, but to the various negative externalities generated by it, such as pollution and loss of productivity. Among the possible solutions to the crisis of urban mobility in Sao Paulo, quality public transport is essential for carrying more passengers, using less asphalt space. In addition, restrictions on the movement o f cars are also important, given the limited possibility of extending streets and avenues. In this regard, an appropriate policy of parking downtown and congestion pricing are measures to be considered. Equally important is the existence of a proper urban planning, imposing rules on the use and occupation of land, avoiding the sprawl of the city and excessive vertical integration. The urban, transportation and circulation planning, where appropriate, make more profitable use of public transport and bring many benefits, especially greater equality of access to public space.
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Acesso ao espaço urbano e os congestionamentos na cidade de São Paulo : caracterização e possíveis soluções
Fernando Hajime Ishii
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