Estratégias dos bancos privados no Brasil contemporaneo : ativos intangíveis e vantagem competitiva
Manuela Costa Carmona
TCC
Português
TCC/UNICAMP C213e
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
74 f.
Orientadora: Maria Alejandra Caporale Madi
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas,
Resumo: Esta monografia caracterizará a intangibilidade dos ativos, no contexto da financeirização, como estratégia competitiva para geração potencial de valor e vantagem competitiva. A lógica da valorização e o capitalismo dirigido pelas finanças colocaram em evidência os ativos intangíveis, que...
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Resumo: Esta monografia caracterizará a intangibilidade dos ativos, no contexto da financeirização, como estratégia competitiva para geração potencial de valor e vantagem competitiva. A lógica da valorização e o capitalismo dirigido pelas finanças colocaram em evidência os ativos intangíveis, que podem, a priori, justificar o gap que se abre entre o frade value e o market value de uma empresa. Os ativos intangíveis, ou invisíveis, caracterizam-se como um direito a benefícios futuros que não possui corpo físico ou financeiro, que é criado pela inovação, por práticas organizacionais e pelos recursos humanos. Neste contexto, verificam-se repercussões na esfera contábil para mensuração deste intangível no Brasil e no mundo - Lei 11.638 e IFRS. A associação da intangibilidade dos ativos às forças competitivas, à luz de Porter, e o exercício de análise do setor bancário no Brasil, permite concluir que os intangíveis são potencializadores de geração de valor, no momento ex-ante. Apenas ex-post, no jogo da concorrência, o intangível pode, ou não, gerar valor e tornar-se vantagem competitiva.
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Abstract: This monograph will feature the intangibility of the assets in the context of financialization, as a competitive strategy to generate potential value and competitive advantage. The logic of the recovery and fed capitalism finances have highlighted the intangible assets that can, in...
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Abstract: This monograph will feature the intangibility of the assets in the context of financialization, as a competitive strategy to generate potential value and competitive advantage. The logic of the recovery and fed capitalism finances have highlighted the intangible assets that can, in principle, justify the gap that opens between the trade value and market value of a company. Intangible assets, or invisible ones, are characterized as a right to future benefits that has no financial or physical body, which is created by innovation, by organizational practices and human resources. In this context, there are repercussions in the sphere of accounting to measure intangible assets in Brazil and abroad - Law 11.638 and IFRS. The combination of intangibility of assets to competitive forces, in fight of Porter, and the exercise of analysis of the banking sector in Brazil, shows that the intangibles are potentiators value generation, when ex-ante. Only ex-post in the competition, the intangible may or may not, create value and become a competitive advantage.
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Manuela Costa Carmona
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