O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança
Luciane Manera Magalhães
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M362p
Campinas, SP : [s.n.], 1994.
[117]f. : il.
Orientador : Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa longitudinal-
observacional acerca da constitui~ão da linguagem escrita por' sete crianc:as alfabetizandas de uma 1.série do 1° Grau. de
uma escola pública da rede estadual de ensino da cidade de Campinas - SP. durante o 1° semestre letivo... Ver mais Resumo: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa longitudinal-
observacional acerca da constitui~ão da linguagem escrita por' sete crianc:as alfabetizandas de uma 1.série do 1° Grau. de
uma escola pública da rede estadual de ensino da cidade de Campinas - SP. durante o 1° semestre letivo do ano de 1992.
A referida pesquisa teve como obietivos de investigação observar. analisar e refletir sobre o papel do adulto. enquanto
OUTRO. no processo de constituic:ão da linguagem escrita por estas crianças. Observou-se Que o adulto Que interage com a crianc:a. não apenas afeta o processo de constituic:ão do conhecimento pela criança. como também é afetado/modificado pela própria ação linguisitica e não-linguística da criança. Constatou-se. ainda. Que não é apenas o adulto. fisicamente presente em sala de aula Que vai-se constituir em um OUTRO para a crianea real. mas os outros suieitos Que com ela intera~em
vão-se constituir no OUTRO Que com ela dialoga na constituição de conhecimentos sobre a linguagem escrita. Finalmente. destaca-se a necessidade real de se considerar a singularidade presente no processo de constituição da linguagem escrita pela criança. uma vez Que na prática pedagógica o professor depara-se com o su,ieito singular Que as teorias de aprendizagem. que postulam protótipos. não explicam Ver menos
observacional acerca da constitui~ão da linguagem escrita por' sete crianc:as alfabetizandas de uma 1.série do 1° Grau. de
uma escola pública da rede estadual de ensino da cidade de Campinas - SP. durante o 1° semestre letivo... Ver mais Resumo: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa longitudinal-
observacional acerca da constitui~ão da linguagem escrita por' sete crianc:as alfabetizandas de uma 1.série do 1° Grau. de
uma escola pública da rede estadual de ensino da cidade de Campinas - SP. durante o 1° semestre letivo do ano de 1992.
A referida pesquisa teve como obietivos de investigação observar. analisar e refletir sobre o papel do adulto. enquanto
OUTRO. no processo de constituic:ão da linguagem escrita por estas crianças. Observou-se Que o adulto Que interage com a crianc:a. não apenas afeta o processo de constituic:ão do conhecimento pela criança. como também é afetado/modificado pela própria ação linguisitica e não-linguística da criança. Constatou-se. ainda. Que não é apenas o adulto. fisicamente presente em sala de aula Que vai-se constituir em um OUTRO para a crianea real. mas os outros suieitos Que com ela intera~em
vão-se constituir no OUTRO Que com ela dialoga na constituição de conhecimentos sobre a linguagem escrita. Finalmente. destaca-se a necessidade real de se considerar a singularidade presente no processo de constituição da linguagem escrita pela criança. uma vez Que na prática pedagógica o professor depara-se com o su,ieito singular Que as teorias de aprendizagem. que postulam protótipos. não explicam Ver menos
Abstract: Not informed.
O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança
Luciane Manera Magalhães
O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança
Luciane Manera Magalhães
Exemplares
Nº de exemplares: 2
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