Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula
Maria Salette Mayer de Aquino Giuliano
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP G448e
Campinas, SP : [s.n.], 1994.
162 f. : il.
Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: A presente pesquisa nasceu de um desconforto percebido pela professora-sujeito quando não sabia responder a questões de ordem lingüística formuladas pelos alunos. A fim deI comprovar se as questões que a preocupavam eram de fato as lingüísticas, elaborou-se a primeira pergunta de pesquisa:...
Ver mais
Resumo: A presente pesquisa nasceu de um desconforto percebido pela professora-sujeito quando não sabia responder a questões de ordem lingüística formuladas pelos alunos. A fim deI comprovar se as questões que a preocupavam eram de fato as lingüísticas, elaborou-se a primeira pergunta de pesquisa: Em que ocasiões a professora hesita, ou seja, julga não ter uma resposta imediata adequada a fornecer aos alunos ou a si mesma durante a aula? Essa questão levou em primeira análise a resultados de ordem mais quantitativa. Já a segunda pergunta de pesquisa: O que as hesitações (e reações e sentimentos delas decorrentes) experienciadas em sala-de-aula evidenciam na interação professor x aluno e professor não-nativo x falante nativo?, pelo fato de ter privilegiado a interação propriamente dita, revelou o jogo de poder subjacente na sala-de-aula, mais acirrado inclusive pela autoridade dividida pela professora com um falante-nativo quando da coleta dos dados. Outro aspecto que pôde ser constatado foi a dimensão exacerbada dada à língua enquanto forma pela professora-sujeito. A referida coleta deu-se num ambiente universitário paulista em duas classes de ensino de alemão. Goffman (1959, 1974) foi tomado como autor principal no que diz respeito ao embasamento teórico
Ver menos
Abstract: Not informed.
Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-
Orientador
Schmitz, John Robert, 1935-2017
Avaliador
Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula
Maria Salette Mayer de Aquino Giuliano
Estrategias e reações de uma professora de lingua estrangeira em momentos de duvidas em sala-de-aula
Maria Salette Mayer de Aquino Giuliano
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra