Interferencias no trabalho do professor de primeira a quarta serie segundo sua otica : destaque para o ensino de ciencias
Maria Ivanil Coelho Martins
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M366i
Campinas, SP : [s.n.], 1994.
[251]f. : il.
Orientador : Maria Jose P. M. de Almeida
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Tendo como preocupação a contradição aparente entre desempenhos supostos para o professor e a sua prática docente, esta pesquisa teve como finalidade evidenciar fatores intervenientes na atividade pedagógica de primeira a quarta série, segundo a opinião do professor. Conceitos tais como...
Ver mais
Resumo: Tendo como preocupação a contradição aparente entre desempenhos supostos para o professor e a sua prática docente, esta pesquisa teve como finalidade evidenciar fatores intervenientes na atividade pedagógica de primeira a quarta série, segundo a opinião do professor. Conceitos tais como currículo oculta conforme trabalhado por M. W. Apple e continuidade-ruptura por G. Snyders embasaram nossa abordagem dessa problemática. A metodologia, de natureza etnográfica, teve como principal instrumento para coleta de informações, entrevistas semi-estruturadas com professoras da cidade de Capivari/SP. Foi aplicado questionário e realizadas sessões de observação numa escola, tendo o trabalho contado com a participação de vinte e cinco professoras de três escolas da cidade. As professoras destacaram como interferências no seu trabalho, dentre outras: atitudes dos alunos, atitudes dos pais, procedimentos de avaliação, desvalorização da escola e do professor e implantação de novas propostas de ensino. Na opinião das professoras, estas interferências tiveram quase sempre conotação negativa. Quando se enfocou o ensino de ciências foram citados como interferentes, pelas professoras, fatores associados ao ambiente físico e às condições materiais da escola, à rotina escolar, ao número de alunos por sala e à extensão do conteúdo sugerido na atual proposta curricular da CENP/SP. A realização de experimentos que, na visão das professoras, tem constituído o núcleo das propostas oficiais no ensino de ciências teve total aceitação das mesmas, independentemente da adoção ou não em sala de aula
Ver menos
Interferencias no trabalho do professor de primeira a quarta serie segundo sua otica : destaque para o ensino de ciencias
Maria Ivanil Coelho Martins
Interferencias no trabalho do professor de primeira a quarta serie segundo sua otica : destaque para o ensino de ciencias
Maria Ivanil Coelho Martins
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra