Educação popular : facilitadora do processo de transformação social. Uma leitura a respeito do movimento da consciencia em educadores de adultos
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP C465e
Campinas, SP : [s.n.], 1994.
[259]f. : il.
Orientador: Salvador Antonio Mireles Sandoval
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O objetivo deste estudo é compreender como a Educação popular facilitadora do processo de transformação social acompanha e contribui para o movimento da consciência em seus educadores. Nascida de necessidades sentidas por um aprofundamento teórico, (busca de fundamentação para algumas...
Resumo: O objetivo deste estudo é compreender como a Educação popular facilitadora do processo de transformação social acompanha e contribui para o movimento da consciência em seus educadores. Nascida de necessidades sentidas por um aprofundamento teórico, (busca de fundamentação para algumas hipóteses que pouco a pouco formaram ¿se no quotidiano de nossa militância em Educação popular é que organizamos esta dissertação, que é apresentada da seguinte forma. No capitulo primeiro apresentamos um breve histórico da Educação Popular no Brasil, ressaltando o trabalho desenvolvido, por Paulo Freire. O capitulo segundo resgata toda a literatura encontrada a respeito da Educação popular e Educação de Jovens e Adultos, os tipos de estudos que tem sido realizados e o que não se tem produzido a respeito deste tema. O capitulo terceiro torna-se o espaço onde são explicitadas as principais categorias das quais partimos e q.eu fundamentam esta dissertação. Apresentamos as categorias: consciência, representação social e quotidianeidade. No capitulo quarto apresentamos a forma como esta pesquisa ocorreu, os momentos pelos quais passou_ como foram escolhidas as pessoas que participaram desta pesquisa. Ao capitulo quinto reserva-se o histórico do programa escolhido. Estes foram divididos em dois grupos, a educação em Rondônia e a Educação popular em Rio Claro - São Paulo. No capitulo sexto trabalhamos com cada educadora e o movimento de sua consciência durante o desenvolvimento do trabalho de Educação popular. Finalizando abrimos algumas perspectivas, no sentido de amarrar alguns pontos que permanecem a necessitar de novas pesquisas