Tecnica de projetos : uma estrategia de ensino diriida as necessidades potencias dos educandos
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Si56t
Campinas, SP : [s.n.], 1980.
[67] f. : il.
Orientador : Sergio Goldenberg
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação
Resumo: A partir de observações generalizadas quanto ao desempenho de nossas escolas tudo parece evidenciar que elas se prendem a um currículo rígido e inflexível, dirigido para seus interesses, embora, muitas vezes, os dispositivos regimentais registrem que sua preocupação primordial seja o aluno....
Resumo: A partir de observações generalizadas quanto ao desempenho de nossas escolas tudo parece evidenciar que elas se prendem a um currículo rígido e inflexível, dirigido para seus interesses, embora, muitas vezes, os dispositivos regimentais registrem que sua preocupação primordial seja o aluno. Parece que um dos pontos mais olvidados é relativo às diferenças individuais que não podem ser negadas e precisam ser respeitadas. Partindo da premissa de que parece haver nas Escolas uma despreocupação em incentivar seus alunos com capacidade ou desempenho superior, e muito menos de aproveitar estas potencialidades em benefício da própria escola, o propôsito de nosso estudo foi procurar identificar esses alunos e buscar uma ação educativa que contribuísse para o desenvolvimento de seu potencial. Estabelecidos os critérios, selecionamos quatro estabelecimentos de ensino e tomamos por diretrizes : utilizar o sistema de amostragem; delimitar a faixa etária de 10 a 12 anos e grau de escolaridade de 5a. a 7a. série do 1º grau, independente de sexo e situação econômico-financeira; identificar os sujeitos com maior aptidão para Ciências. O recurso usado para identificação foi a observação de comportamentos. Cada aluno foi observado por seis professores, durante dois meses. Uma vez selecionado o grupo, outros recursos se somaram às observações : ficha de dados pessoais ; aplicação do "Inventário Ilustrado de Interesses" (GEIST) e da Escala de Inteligência wechsler para Crianças (WISC) e estudo do desempenho escolar. Durante quatro meses trabalhou-se com estes alunos, utilizando a técnica de Projetos como mecanismo para estimulá-los a passarem de consumidores para produtores de aprendizagem. Foram elaborados sete Projetos, todos voltados para a melLoria da própria escola. As limitações mais sérias deste trabalho foram relativas à organização formal das Escolas, arraigadas a um sistema tradicional de ensino. As soluções buscadas demonstraram que a escola pode realizar ações de fácil alcance, a fim de promover o desenvolvimento das potencialidades de seus alunos
Abstract: Not informed