Estrategias para o dominio da aprendizagem da matematica no curso de economia da UFPE : area profissional
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP OL4e
Campinas, SP : [s.n.], 1981.
133f. : il.
Orientador: Ubiratan D'Ambrosio
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação
Resumo: O presente trabalho, relata uma pesquisa sobre um Sistema de Instrução, desenvolvida na disciplina Economia Matemática do Departamento de Ciências Econômicas do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 1981, com um...
Resumo: O presente trabalho, relata uma pesquisa sobre um Sistema de Instrução, desenvolvida na disciplina Economia Matemática do Departamento de Ciências Econômicas do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 1981, com um universo de 167 estudantes, sendo 75 no curso diurno e 92 no curso noturno. O Sistema de Instrução utilizado foi gerado por um problema bastante comum nesta disciplina, ou seja, o seu alto índice de reprovação, que no caso específico atingido percentual de 80%. A eficácia deste Sistema foi comprovada, uma vez que, o índice de reprovação caiu para 25%. Entre as inúmeras vantagens deste método podemos citar a não alteração do funcionamento normal das aulas, principalmente no que se refere ao período de duração das mesmas; is normas de avaliação; às condições ambientais das salas de aulas; além de um fator importante que é o baixo custo. Conforme o resultado obtido no primeiro semestre de 1981, o índice de aproveitamento para a turma diurna alcançou o percentual de 81,14%, enquanto que para o curso noturno, este percentual foi de 78,30% de aprovações. Estes resultados comprovaram a hipótese levantada no início do trabalho e mostraram a eficiência do Sistema de Instrução utilizado. Este Sistema, teve como referencia teórica o Sistema de Instrução Personalizada (SIP) ou como é também conhecido, o Método Keller. Mantivemos as características que não alteraram as normas vigentes na UFPE, no que se refere especialmente a salas de aulas, calendário escolar e avaliação. Desenhando, Unidades de Estudo, Roteiros de aulas, aulas em pequenos grupos e aulas de reforço e adotando os princípios filosóficos e psicológicos do S.l.P., obtivemos os resultados acima mencionados. Comparando os resultados obtidos com resultados de curvas similares, como por exemplo na área II (Tecnologia), no 1° semestre de 1981 o índice de reprovação foi de 61.93 % e consequentemente o índice de aprovação ficou em 38.07 %, que demonstra eficiência do Sistema de Instrução desenvolvido, mostrando que o mesmo torna-se também uma solução para os problemas de outros cursos.
Abstract: Not informed.