Contribuições dos meios de produção a linguagem visual : uma analise sintatica a pelos principios semioticos
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP L374c
Campinas, SP : [s.n.], 1994.
[265] f. : il.
Orientador: Marcius Freire
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Este trabalho investiga as contribuições dos Meios de Produção na Linguagem Visual. O foco principal está na pesquisa do potencial expressivo dos diferentes Meios e as inovações que eles possam patrocinar na evolução da Comunicação Humana. Trata-se de uma investigação no território dos...
Resumo: Este trabalho investiga as contribuições dos Meios de Produção na Linguagem Visual. O foco principal está na pesquisa do potencial expressivo dos diferentes Meios e as inovações que eles possam patrocinar na evolução da Comunicação Humana. Trata-se de uma investigação no território dos processos comunicativos em si, no universo do signo. Foi adotado como método de pesquisa os principios da Semiótica de Charles Sanders Peirce. A escolha metodológica foi assim determinada pois é a Semiótica que possui atributos que melhor abrangem as expectativas diante do objeto estudado. Foi privilegiado o eixo sintático da Linguagem Visual por dois motivos. Primeiro, porque buscavam-se as especificidades visuais, e a melhor maneira de separá-Ias de outras propriedades, que não as visivas, era através da sintaxe da sua Linguagem. O segundo motivo é que na sintaxe está o maior
potencial expressivo dos Meios Eletrônicos. Estes se destacam dos demais (os Artesanais e os Mecânicos) por pertencerem à nossa realidade histórica e despertarem interesses maiores. Pela observação do universo pesquisado, que perspassa os aspectos técnicos e cognitivos da comunicação, pode-se perceber que está ligado por dois terrenos, que são: o das questões referentes à Elaboraçào Mental da Linguagem e o das questões referentes aos Meios de Produção desta Linguagem. E como o signo habita nestas duas fronteiras, através dele serão encontrados os pontos comuns entre estes dois territórios. A análise sintática dos signos visuais pelos principios Semióticos determinou uma Classificaçào da Linguagem Visual. Os atributos especificos dos Meios de Produção foram reconhecidos através da Classificação apontada. Desta forma, este trabalho avalia a Linguagem Visual através dos principios Semióticosi atinge as contribuições dos Meios de sua Produçào; e, finalmente, propõe trabalhos orientados pelos processos cognitivos e pelas possibilidades expressivas dos Meios Eletrônicos, comprovando a teoria apresentada
Abstract: This work investigates the contributions of Production Medias in The Visual Language. The main focus is based on the search of the expressive potential of the different Medias and the innpvations they can provide in the evolution of Human Communications. The investigation deals with the...
Abstract: This work investigates the contributions of Production Medias in The Visual Language. The main focus is based on the search of the expressive potential of the different Medias and the innpvations they can provide in the evolution of Human Communications. The investigation deals with the processes of communication territories: the sign's uni verse. The search methods adopted herein are the Charles Sanders peirce Semiotic principIes. The methodological choice was determined because the Semiotic system has the attributions that mostly comprise expectations about the object in study. The syntatical analysis of the Visual Language was priviledged by the following two reasons: First, as the Visual specificalness was searched for, the best way achieved was by means of the syntatical analysis of its language. The second motive is the syntax's great expressive potential of Eletronic Medias. These differ from the others (Handcraft and Mechanic Medias) as they belong to our historical reality and arise more interest. According to observations of the universe searched compreending technical and cognitive aspects of communication, one notices their connection by two territories, such as: The questions referring to Mind Elaboration Language and those related to Production Media of this language. As the two above frontiers are the habitat of the sign, the common points will be found therein. The visual sign's syntatic analysis determined, through the semiotic principIes, the Visual Language Classification. The specific attributes of the Production Media were recognized through that Classification. By this way, this work estimates the Visual Language by semiotic principIes; attains the contributions of its Production Media and, finally, offers experiments directed by cognitive processes and expressive possibilities of Eletronic media, confirming the hereby presented theory