A formação continua do professor de lingua materna e seus reflexos na (re)configuração da praxis
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M478f
Campinas, SP : [s.n.], 1994.
[144]f.
Orientador : Angela Bustos Kleiman
Observação: Falta a página 2
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Dadas suas condições de formação e de trabalho, como o
professor tem chegado ao exercicio de sua profissão e como auniversidade o tem apoiado? Partindo dessas reflexões, nosso trabalho analisa a
(re)configuração da práxis fundamentada em um projeto de formação
continuada de duas professoras...
Resumo: Dadas suas condições de formação e de trabalho, como o
professor tem chegado ao exercicio de sua profissão e como auniversidade o tem apoiado? Partindo dessas reflexões, nosso trabalho analisa a
(re)configuração da práxis fundamentada em um projeto de formação
continuada de duas professoras que, simultaneamente,
desenvolveram, com um grupo de apoio da universidade, um projeto
de especialização e um projeto didático, implantado em uma de
suas turmas.
Utilizando como unidades de análise a disposição das
atividades em sala de aula, os vinculos construidos entre essas
atividades e entre as aulas, assim como o encadeamento da
interlocução, nos propusemos a verificar para que lugar revertem
as regulàridades e oscilações na postura das professoras em sala
de aula, focalizando a continuidade de sua formação no que diz
respeito à reprodução ou não dos referenciais teóricos e práticos
anteriormente adotados.
Abstract: Considering the conditions of professional education and of
working, how does the teacher executes his profession and how has
the university supported him?
Taking these questions as the surrounding scenario, our
study analyses the (re)configuration of praxis of two teachers
that developed...
Abstract: Considering the conditions of professional education and of
working, how does the teacher executes his profession and how has
the university supported him?
Taking these questions as the surrounding scenario, our
study analyses the (re)configuration of praxis of two teachers
that developed two simultaneous projects, one of specialization
and another of didactic nature. Both projects were supported by
our workgroup at the University of Campinas.
We investigated what the regularities and oscillations in
the teachers attitudes .indicate,with respect to the reproduction
or not theoretical and practical referentials that they
previously adopted.
Our units of analysis were the structuring of the lessons
the constructed links between lessons and classes, and the
chaining of dialogues between teachers and students.