Sou professor, sim senhor! : representações, sobre o trabalho docente, tecidas na politização do espaço escolar
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP So89s
Campinas, SP : [s.n.], 1993.
[310]f. : il.
Orientador: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A partir do estudo de uma escola pública estadual de ensino médio, em São Paulo, objetivou-se compreender as representações que os professores constroem acerca de seu próprio trabalho, como o vivenciam e produzem experiências significativas. Ao privilegiar as concepções de cotidiano e...
Resumo: A partir do estudo de uma escola pública estadual de ensino médio, em São Paulo, objetivou-se compreender as representações que os professores constroem acerca de seu próprio trabalho, como o vivenciam e produzem experiências significativas. Ao privilegiar as concepções de cotidiano e experiência como elementos explicativos na análise do trabalho docente, verificou-se que este não é portador, apenas, de uma única dimensão: força de trabalho, mas também da dimensão política. Analisaram-se dois movimentos que são parte de uma mesma trama - a conquista da escola e a participação nas lutas sindicais expressas nas greves que tecem as representações desses professores acerca de seu próprio trabalho. Tais movimentos politizaram o espaço escolar e construíram uma nova sociabilidade