Educação infantil : as formas de mediação na atividade parque e as influências no brincar da criança
Fernando Wagner Ferreira Filho
TCC
Português
TCC/UNICAMP F413e
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
65 p.
Orientador: Elaine Prodocimo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: A Educação Infantil é a primeira etapa da educação escolar, na qual a criança tem a possibilidade de interagir com outras crianças e com adultos fora do convívio familiar. Na escola, o professor e os demais profissionais da Educação Infantil ocupam importante papel como mediadores do...
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Resumo: A Educação Infantil é a primeira etapa da educação escolar, na qual a criança tem a possibilidade de interagir com outras crianças e com adultos fora do convívio familiar. Na escola, o professor e os demais profissionais da Educação Infantil ocupam importante papel como mediadores do processo de aprendizagem, sobretudo no trabalho corporal. A atividade parque é o momento de maiores possibilidades de movimento na escola infantil, no qual as crianças têm liberdade para correr, pular, se movimentar. Isso torna importante a análise desse momento da rotina escolar para que sejam melhor exploradas as questões de corpo e movimento na Educação Infantil, possibilitando o desenvolvimento integral da criança e evitando a dicotomia entre corpo e mente. Essa pesquisa foi realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), situado na cidade de Campinas, a qual não possui professor de Educação Física atuando neste nível de ensino. Sendo assim, esse trabalho se propõe a analisar como acontece o brincar da criança na atividade parque nesse CEMEI, bem como propor formas de mediação por parte do professor, tanto pela proposta de novos materiais como pela intervenção na exploração desses materiais por parte das crianças. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa descritiva, tendo como instrumento de coleta de dados a observação da atividade parque em diferentes etapas, procurando identificar como se manifesta o brincar das crianças em cada uma delas. Ao longo dessas etapas, com a diversidade de materiais propostos e a intervenção do orientado do trabalho, indicando formas de explorar o material, visou-se um enriquecimento nas brincadeiras das crianças, podendo esse trabalho se tornar- se uma referência para os profissionais que atuam na Educação Infantil no que diz respeito ao trabalho corporal. Como resultado, percebe-se que a mediação pedagógica influencia positivamente o brincar das crianças na atividade parque
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Abstract: The basic education is the first stage of the school education, in the which the child has the possibility to interact with other children and with adults out of the family conviviality. In the school, the teacher and the other professionals of the basic education occupy important paper as...
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Abstract: The basic education is the first stage of the school education, in the which the child has the possibility to interact with other children and with adults out of the family conviviality. In the school, the teacher and the other professionals of the basic education occupy important paper as mediators of the learning process, above all in the use of the corporal work. The activity playground is the moment of larger movement possibilities in the basic school, in which the children have freedom to run, to jump, if it moves. That turns important the analysis of that moment of the school routine so that they are better explored the body subjects and movement in the basic education, making possible the child's integral development and avoiding the dichotomy between body and mind. That research was accomplished in a Municipal Center of Basic Education (CEMEI), located in the city of Campinas, which doesn't possess teacher of Physical education acting in this level of education. Being like this, that work intends to analyze how he/she happens playing of the child in the activity playground in that CEMEI, as well as to propose mediation forms on the part of the teacher, so much for the proposal of new materials as for the intervention in the exploration of those materials on the part of the children. The used methodology was the descriptive qualitative research, tends as data collection instrument the observation of the activity playground in different stages, trying to identify as he/she shows playing of the children in each one of them. Along those stages, with the diversity of proposed materials and the intervention of the oriented of the work, indicating forms of exploring the material, an enrichment was sought in the children's games, being able to that work if it turns a reference for the professionals that act in the Basic Education in what he/she concerns the corporal work. Finally, conclude that the pedagogical mediation positively influences the play of children in the activity playground
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Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000707307
Educação infantil : as formas de mediação na atividade parque e as influências no brincar da criança
Fernando Wagner Ferreira Filho
Educação infantil : as formas de mediação na atividade parque e as influências no brincar da criança
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