Sistemas amortecidos com atrito seco
Marcio Coelho de Mattos
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP M436s
Campinas, SP : [s.n.], 1993.
125f. : il.
Orientador: Hans Ingo Weber
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre sistemas amortecidos com atrito viscoso/coulomb. Trata-se de um sistema de vários graus de liberdade onde apenas uma das coordenadas está sujeita ao efeito do atrito seco. As dificuldades encontradas durante o estudo do problema são apresentadas, bem...
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Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre sistemas amortecidos com atrito viscoso/coulomb. Trata-se de um sistema de vários graus de liberdade onde apenas uma das coordenadas está sujeita ao efeito do atrito seco. As dificuldades encontradas durante o estudo do problema são apresentadas, bem como uma discussão sobr:e métodos para análise de sistemas não lineares e sua; aplicabilidade ao problema. Usa-se a solução exata no domínio do tempo para o estudo de sistemas com até 4 graus de liberdade.A influência do Atrito na resposta em freqüência de sistemas com determinados modelos é apresentada, bem como a redução na amplitude de vibração destes sistemas. Realiza-se uma comparação entre os sistemas de dois graus de liberdade amortecidos com atrito seco e o absorvedor dinâmico de vibrações convencional. Estuda-se o ,caso real de uma viga engastada em uma das extremidades, com massas concentradas e atrito seco na extremidade livre. O problema de modelamento discreto de sistemas contínuos no estudo de sistemas amortecidos com atrito seco é discutido
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Abstract: In this work we present a study on systems with combined coulomb and viscous friction. It concernes systems with several degrees of freedom and coulomb damping actuating on only one coordinate. The difficulties encountered during this study are presented. Methods to analize non-linear...
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Abstract: In this work we present a study on systems with combined coulomb and viscous friction. It concernes systems with several degrees of freedom and coulomb damping actuating on only one coordinate. The difficulties encountered during this study are presented. Methods to analize non-linear systems and their applicabillity in the study of dry friction damped systems are dis-cussed. The exact solution in the time domain is used to study systems with 1 up to 4 degrees of freedom. The influence of dry friction on the frequency response oí systems with determinate models is studied as well as the reduction of amplitude of vib.ration in this systems. A comparision hetween 2DOF dry friction damped systems and conventional dynamic absorber of vibration is presented. The study of a real case of a clamped beam.on one end, distribuited masses and coulomb friction on the free end is realized. The problem of discrete modellingJ of continuous systems in the study of dry frictiondamped systems is discussed.
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