O teatro de Antonio Patricio
Eliana Pedroso Vitelli
DISSERTAÇÃO
Português
(Enc.)
T/UNICAMP V833t
Campinas, SP : [s.n.], 1993.
128f. : il.
Orientador: Haquira Osakabe
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
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Base IEL resumo: A dissertação inicia-se com uma discussão sobre a crítica existente sobre Antonio Patrício, com vistas a mostrar a desconsideração em que se encontra a obra do autor por boa parte da crítica, especialmente a obra teatral, e apontar para a... Ver mais Não tem resumo na obra impressa.
Base IEL resumo: A dissertação inicia-se com uma discussão sobre a crítica existente sobre Antonio Patrício, com vistas a mostrar a desconsideração em que se encontra a obra do autor por boa parte da crítica, especialmente a obra teatral, e apontar para a necessidade de se estudar o teatro que Patrício produziu para se dar conta da dimensão do Movimento Simbolista em Portugal. Parte, em seguida, para uma análise interna das peças Pedro, o cru, Dinis e Isabel e D. João e a Máscara e detecta uma trajetória do sentimento metafísico do poeta na sucessão cronológica destas peças; esta trajetória apresenta como correlato uma modificação sensível no trabalho estilístico do autor, no que concerne ao uso das imagens da natureza. Pedro o cru é eleita como a "a visão patriciana por excelência", por ser uma proposta metafísica original e por ser a que melhor responde ao projeto da obra patriciana. É, portanto, em relação a ela que as contextualizações e a conclusão são feitas. Tendo em vista que uma obra literária nunca é autônoma em relação ao contexto sócio-cultural em que veio à luz, antes guardando com ele profundas e estreitas relações, fez-se necessário um confronto com o teatro simbolista que se produzia na época e com o Movimento Saudosista, encabeçado por Teixeira de Pascoais.
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Base IEL resumo: A dissertação inicia-se com uma discussão sobre a crítica existente sobre Antonio Patrício, com vistas a mostrar a desconsideração em que se encontra a obra do autor por boa parte da crítica, especialmente a obra teatral, e apontar para a... Ver mais Não tem resumo na obra impressa.
Base IEL resumo: A dissertação inicia-se com uma discussão sobre a crítica existente sobre Antonio Patrício, com vistas a mostrar a desconsideração em que se encontra a obra do autor por boa parte da crítica, especialmente a obra teatral, e apontar para a necessidade de se estudar o teatro que Patrício produziu para se dar conta da dimensão do Movimento Simbolista em Portugal. Parte, em seguida, para uma análise interna das peças Pedro, o cru, Dinis e Isabel e D. João e a Máscara e detecta uma trajetória do sentimento metafísico do poeta na sucessão cronológica destas peças; esta trajetória apresenta como correlato uma modificação sensível no trabalho estilístico do autor, no que concerne ao uso das imagens da natureza. Pedro o cru é eleita como a "a visão patriciana por excelência", por ser uma proposta metafísica original e por ser a que melhor responde ao projeto da obra patriciana. É, portanto, em relação a ela que as contextualizações e a conclusão são feitas. Tendo em vista que uma obra literária nunca é autônoma em relação ao contexto sócio-cultural em que veio à luz, antes guardando com ele profundas e estreitas relações, fez-se necessário um confronto com o teatro simbolista que se produzia na época e com o Movimento Saudosista, encabeçado por Teixeira de Pascoais.
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Abstract: Not informed.
O teatro de Antonio Patricio
Eliana Pedroso Vitelli
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Eliana Pedroso Vitelli
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