Identidade e interação na sala de aula : pre/conceito e auto/conceito
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP OL4i
Campinas, SP : [s.n.], 1993.
154f.
Orientador : Ana Luiza Bustamante Smolka
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho tem como preocupação central o estudo dos processos envolvidos na elaboração da identidade do aluno. Questionando-se a respeito da forma como esta elaboração tem sido abordada por teorias que trabalham com a noção de autoconceito, busca no referencial teórico e metodológico da...
Resumo: Este trabalho tem como preocupação central o estudo dos processos envolvidos na elaboração da identidade do aluno. Questionando-se a respeito da forma como esta elaboração tem sido abordada por teorias que trabalham com a noção de autoconceito, busca no referencial teórico e metodológico da Perspectiva Sócio-Histórica em Psicologia um caminho para proceder a esta investigação. Ao basear-se em tais princípios teóricos e metodológicos. Coloca em destaque o processo social e histórico de elaboração da identidade. Mediada/constituída pelo outro, mediada/constituída pela palavra. Detendo-se particularmente no modo como o aluno se vê e se avalia. Este estudo focaliza as enunciações de crianças com traços físicos de negritude - e discriminadas por outras crianças e as Enunciações dos colegas dirigidas a estas crianças em situações de interação na sala de aula. No jogo do entrecruzamento entre as diversas falas destacadas na sala e outras falas que dizem sobre o"negro"/"preto" e sobre a"auto desvalorização" da "pessoa" , encontram-se elementos para tecer o fio dos sentidos que atravessam as enunciações de algumas destas crianças com traços físicos de negritude, ao falarem sobre si mesmas. bem como para a explicitação de aspectos sociais e históricos envolvidos na elaboração da identidade do aluno
Identidade e interação na sala de aula : pre/conceito e auto/conceito
Identidade e interação na sala de aula : pre/conceito e auto/conceito
Exemplares
Nº de exemplares: 3
Não existem reservas para esta obra