Autoridade e a construção da liberdade : o paradigma anarquista em educação
Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP G137a
Campinas, SP : [s.n.], 1993.
373f.
Orientador: Newton Aquiles von Zuben
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Podem os princípios filosóficos e políticos do anarquismo serem tomados como paradigma para uma análise da educação contemporânea? O principal propósito deste trabalho é demonstrar essa possibilidade. Numa primeira aproximação, trata de desmontar a noção de uma educação libertária como uma...
Ver mais
Resumo: Podem os princípios filosóficos e políticos do anarquismo serem tomados como paradigma para uma análise da educação contemporânea? O principal propósito deste trabalho é demonstrar essa possibilidade. Numa primeira aproximação, trata de desmontar a noção de uma educação libertária como uma pedagogia não-diretiva; referenciado em Hobbes e Hannah Arendt, procura mostrar que tal educação faz-se partindo do princípio de autoridade e através de sua progressiva "desconstrução". Uma segunda aproximação faz-se ao nível da política de Estado, questionando a legitimidade dos sistemas "públicos" de ensino e de sua gestão estatal, verificando a oportunidade de eclosão de possibilidades outras para a resolução dos problemas ligados ao ensino. A terceira via de aproximação responde às questões metodológico-políticas da educação anarquista, através do exame da autogestão pedagógica como finalidade do processo global de ensino. Assim, mais do que mostrar a viabilidade prática da educação anarquista trata-se, aqui de toma-la como referencial para uma análise conceitual dos grandes problemas contemporâneos da educação
Ver menos
Autoridade e a construção da liberdade : o paradigma anarquista em educação
Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Autoridade e a construção da liberdade : o paradigma anarquista em educação
Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Exemplares
Nº de exemplares: 3
Não existem reservas para esta obra