Iniciação ao hipismo, o seu contexto e a utilização dos jogos e diferentes possibilidades para as crianças
Joyce Jamile Hiar Rodriguez
TCC
Português
TCC/UNICAMP R618i
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
171 p.
Orientador: José Júlio Gavião de Almeida
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: O objetivo do presente estudo é através de uma revisão bibliográfica sobre equitação e jogos, tratar este universo em prol de contribuir a uma reflexão sobre o ensino e aprendizagem da modalidade salto na iniciação esportiva de base na infância, através da utilização de jogos como...
Ver mais
Resumo: O objetivo do presente estudo é através de uma revisão bibliográfica sobre equitação e jogos, tratar este universo em prol de contribuir a uma reflexão sobre o ensino e aprendizagem da modalidade salto na iniciação esportiva de base na infância, através da utilização de jogos como instrumento pedagógico e formador não somente de possíveis atletas, bem como de cidadãos esportivos. Portanto, o estudo propõe-se a contribuir cientificamente com o mundo hípico nas suas possibilidades de ensino, além de incluir o profissional de Educação Física como possível contribuinte no ensino da modalidade, tendo em vista sua formação pedagógica quanto à aprendizagem complexa da criança e assim poder aumentar a possibilidade de escolha da criança dentre as modalidades eqüestres além de cooperar na formação de indivíduos através de uma rica prática esportiva. Outro fator a que remete esse estudo é a especialização precoce durante a aprendizagem e que faz com que a criança da modalidade salto, dificilmente tenha experimentado noções gerais de outras modalidades primando o aperfeiçoamento técnico em detrimento da aprendizagem global e dentro de um contexto pedagógico apropriado. Para tanto se dividiu em 3 partes o estudo, para uma visão mais didática do mesmo, na qual a primeira parte se atem nas modalidades eqüestres e na modalidade de salto mais especificamente, contextualizando assim a modalidade, perante seu ensino e suas peculiaridades como o cavalo a ser utilizado. Aqui também entra a importância do cavalo nas diferentes modalidades. Na segunda parte há uma contextualização do jogo e sua importância na infância para o desenvolvimento motor, em níveis psicológicos, no âmbito do lazer e principalmente como meio educacional. É fundamental mostrarmos a importância do entendimento dos jogos como tarefa e com finalidades específicas para o desenvolvimento da criança dentro do esporte e perante a vida. Finalmente, na terceira parte, tentamos demonstrar e refletir sobre um diferente modo de ver o ensino do hipismo na infância, tendo em vista a contribuição do profissional de Educação Física como agente mediador (educador) e através da utilização de métodos pedagógicos que contemplem o lúdico e o pensamento complexo, considerando a criança como um praticante da modalidade. Acima de tudo, buscou-se refletir e explorar no hipismo atividades lúdicas como uma prática formadora de indivíduos, focando o ensino da modalidade no cavaleiro e não no cavalo, para posteriormente focar-se nesses como um conjunto
Ver menos
Abstract: The aim of this study is, through a literature analyses on riding and games, the universes aiming to contribute to a reflection about teaching and learning the jumping mode in the sport initiation in childhood, seeing games as a pedagogical tool and former of not only potential athletes...
Ver mais
Abstract: The aim of this study is, through a literature analyses on riding and games, the universes aiming to contribute to a reflection about teaching and learning the jumping mode in the sport initiation in childhood, seeing games as a pedagogical tool and former of not only potential athletes but also sports citizens. Therefore, the study aims to contribute scientifically to the horsemanship world in their teaching possibilities. Besides, it includes the Physical Education professionals as possible contributors in the teaching of the sport, considering that its pedagogical training in the complex learning of children can increase the possibility of the child's choice among the arrangements equestrian and cooperate in the formation of social subjects through a diverse sport¿s practice. Another factor which to this study refers to is the precocious specialization during the learning: it makes that child of the jumping mode hardly ever experienced general training of other modalities, giving preference to technical improvement rather than to global learning and within a appropriated pedagogical context. In this analyze, the research was divided into 3 parts for a more didactic perspective: the first part attempts to the equestrian modalities and, more specifically, to the jumping modality, contextualizing this mode within its teaching and peculiarities as the horse to be used. In this point the importance of the horse in different modalities are discuss. In the second part has a contextualization of the game and its importance in childhood development engine, psychological levels, leisure and, mainly, as an educational environment. It is going to be essential showing the importance of the understanding of the games as a work and for specific purposes for the child's development within the sport and life. Finally, in the third part the work tried to demonstrate and reflect on a different way to see the teaching of riding for children, regarding the contribution of Physical Education professional as a estates agent (educator) and using pedagogies methods to complain playful and complex thinking, contemplating the child as a practitioner of the sport. Above all, this research aimed to reflect and explore in equitation playful activities such as practice of training individuals, focusing the teaching of sport not in the horse, as usually done, but in the rider, to further focus on both as a whole
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000648044
Iniciação ao hipismo, o seu contexto e a utilização dos jogos e diferentes possibilidades para as crianças
Joyce Jamile Hiar Rodriguez
Iniciação ao hipismo, o seu contexto e a utilização dos jogos e diferentes possibilidades para as crianças
Joyce Jamile Hiar Rodriguez
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra