Coordenação motora em crianças com deficiência auditiva : avaliação e intervenção
Luis Gustavo de Souza Pena
TCC
Português
TCC/UNICAMP P37c
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
49 p.
Orientador: José Irineu Gorla
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Crianças com deficiência auditiva apresentam dificuldades nos níveis de coordenação, ritmo e equilíbrio. Com isso, o objetivo deste estudo foi avaliar nessas crianças, através da bateria de testes KTK, seu nível de coordenação motora e analisar a influência de uma intervenção pedagógica, com...
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Resumo: Crianças com deficiência auditiva apresentam dificuldades nos níveis de coordenação, ritmo e equilíbrio. Com isso, o objetivo deste estudo foi avaliar nessas crianças, através da bateria de testes KTK, seu nível de coordenação motora e analisar a influência de uma intervenção pedagógica, com aulas de iniciação ao basquetebol. A bateria de testes utilizada é composta por quatro tarefas: trave de equilíbrio, saltos monopedais, saltos laterais e transferência lateral (GORLA; ARAÚJO; RODRIGUES, 2009). Participaram do estudo alunos regularmente matriculados no Instituto ¿Dona Carminha¿, de ambos os sexos, sendo 5 meninas e 6 meninos, divididos em Grupo Experimento (n = 6) e Grupo Controle (n = 5). A idade das crianças variou entre 8 e 11 anos. Após o teste, foram ministradas 12 aulas de iniciação ao basquetebol. As sessões tiveram duração de 60 minutos, durante 5 semanas, com freqüência de 3 a 4 vezes por semana. Após a intervenção, a bateria de testes foi repetida e os resultados comparados. Para a análise estatística foi utilizado o software SPSS 7,5 para Windwos. Para a análise da normalidade dos dados foi utilizado o teste de shapiro wilk. Diante da normalidade, foi utilizado o teste t para amostras pareadas, no caso da comparação entre os resultados de teste e re-teste. Diante da não normalidade dos dados, foi utilizado o teste de wilcoxon para a comparação dos resultados teste re-teste. Na comparação das amostras independentes foi utilizado o teste t para amostras independentes em dados normais e o teste de Man Whitney diante da não normalidade dos dados. O valor adotado para significância foi p < 0,05. Comparando os resultados do Grupo Experimento no pré e no pós-teste, apenas na tarefa 4 (Transferência Lateral) foi encontrada diferença significativa. Na comparação das médias do Grupo Experimento e Controle no pósteste, todas as variáveis avaliadas apresentaram diferença significativa. Esses dados indicam uma tendência a melhoria da coordenação motora de crianças com deficiência auditiva. Este estudo mostrou a importância de se realizar trabalhos específicos para esta população, visando o aumento de vivências motoras, proporcionando uma melhora no seu desenvolvimento motor
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Abstract: Children with hearing loss have difficulty in levels of coordination, rhythm and balance. Thus, this study was to evaluate these children through the battery of tests KTK, their level of motor coordination and analyze the influence of an educational intervention, with taster classes to...
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Abstract: Children with hearing loss have difficulty in levels of coordination, rhythm and balance. Thus, this study was to evaluate these children through the battery of tests KTK, their level of motor coordination and analyze the influence of an educational intervention, with taster classes to basketball. The battery of tests used is composed of four tasks: balance beam, jumps on one leg, shuffling and lateral transfer (GORLA ARAÚJO, RODRIGUES, 2009). Participants were students enrolled in the Institute "Dona Carminha" of both sexes, being 5 girls and 6 boys were divided into experimental group (n = 6) and control group (n = 5). The children ranged from 8 to 11 years. After the test, were given 12 lessons starter basketball. The sessions lasted 60 minutes for 5 weeks, with a frequency of 3 to 4 times a week. After the intervention, the battery of tests was repeated and the results compared. For statistical analysis we used SPSS 7.5 for Windwos. For the analysis of data normality was used to test shapiro wilk. Given the normality, we used the t test for paired samples, for comparing the test results and re-test. Given the non-normality of the data, we used the Wilcoxon test for comparing the test results re-test. Comparison of independent samples was used t test for independent samples from normal data and the Man Whitney test on the non-normality of the data. The value adopted for significance was p <0.05. Comparing the results of the experiment in the pre and post-test, only the task 4 (Lateral Transfer) was a significant difference. When comparing the means of the Experimental and Control in the posttest, all variables showed significant differences. These data indicate a trend to improvement of motor coordination of children with hearing loss. This study showed the importance of performing specific work for this population, in order to increase the motor experience, providing an improvement in their motor development
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Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000648013
Coordenação motora em crianças com deficiência auditiva : avaliação e intervenção
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