Estudo dos métodos de ensino dos jogos coletivos esportivizados de 6. ao 9. ano do ensino fundamental
Jefferson Martins Paixão
TCC
Português
TCC/UNICAMP P167e
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
63 p.
Orientador: Heloisa Helena Baldy dos Reis
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Comumente, observamos em aulas de educação física, um expressivo interesse por parte dos alunos em praticar determinados esportes como: futsal, handebol, basquete, vôlei e futebol e (BASSANI; TORRI; VAZ, 2003), estes conhecidos como, Jogos Coletivos Esportivizados (REIS, 1994). Nesta...
Ver mais
Resumo: Comumente, observamos em aulas de educação física, um expressivo interesse por parte dos alunos em praticar determinados esportes como: futsal, handebol, basquete, vôlei e futebol e (BASSANI; TORRI; VAZ, 2003), estes conhecidos como, Jogos Coletivos Esportivizados (REIS, 1994). Nesta pesquisa procuramos ter uma aproximação com a realidade dos professores do ensino público de 6º ao 9º ano do ensino fundamental do distrito de Barão Geraldo, para apreender o conhecimento deles sobre os métodos de ensino e a sua opção, para o ensino dos Jogos Coletivos Esportivizados. Para essa análise utilizamos a técnica da triangulação dos dados proposto por Triviños (1992), no qual tivemos como vértices da triangulação: os elementos produzidos pelo meio do sujeito (PCN¿s, cadernos do professor da secretaria de educação do Estado de São Paulo, como também uma revisão bibliográfica de artigos sobre o tema); os processos centrados no sujeito (respostas obtidas por meio de uma entrevista semi - estruturada) e os processos e produtos originados pela estrutura sócio econômica e cultural do macroorganismo social do sujeito (realizamos uma análise dos bairros e contextos nos quais as escolas estavam inseridas). Identificamos que os professores entrevistados não possuem um conhecimento sólido sobre os métodos de ensino existentes. Nos últimos anos, os métodos de ensino vêm se desenvolvendo cada vez mais e com recursos variados, porém elas estão situadas dentro de um contexto acadêmico.
Ver menos
Abstract: Commonly observed in physical education classes, a significant interest from students in practicing some sports like soccer, handball, basketball, volleyball and futsal (BASSANI, TORRI, VAZ, 2003), sports such as known, Multiplayer Games Sports (REIS, 1994). In this research we tried to...
Ver mais
Abstract: Commonly observed in physical education classes, a significant interest from students in practicing some sports like soccer, handball, basketball, volleyball and futsal (BASSANI, TORRI, VAZ, 2003), sports such as known, Multiplayer Games Sports (REIS, 1994). In this research we tried to have an approach to the reality of public school teachers of 6th to 9th grade of elementary school in the district of Barão Geraldo, to seize their knowledge about teaching methods and their choice of methodology for the teaching of multiplayer games sports. For this analysis we used the technique of triangulation of the data, proposed by Triviños (1992), which the vertices of the triangle are: the evidence produced by the envirement of the subject (PCN's, notebooks professor at the education department of the State of São Paulo, and a literature review on the subject), processes focused on the subject (responses obtained through a semi ¿ structured interview) and processes and products generated by the socio economic and cultural structure of social macro-organisms of the subject (we performed an analysis of neighborhoods and contexts in which schools were entered). We identified that the teachers interviewed did not have a solid knowledge about the current teaching methodologies. In recent years, the teaching methodologies have been more developing and varied resources, however they are located within an academic context
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000648004
Estudo dos métodos de ensino dos jogos coletivos esportivizados de 6. ao 9. ano do ensino fundamental
Jefferson Martins Paixão
Estudo dos métodos de ensino dos jogos coletivos esportivizados de 6. ao 9. ano do ensino fundamental
Jefferson Martins Paixão
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra