O oferecimento da dança nas escolas municipais do ensino fundamental do município de Campinas
Raquel Lebre Poloni de Resende
TCC
Português
TCC/UNICAMP R311o
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
40 p.
Orientador: Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes Tavares
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: A dança está relacionada ao contexto histórico cultural sendo um elemento da cultura corporal que pode favorecer a construção da identidade do indivíduo e desenvolvimento da sua imagem corporal. A dança é um importante conteúdo a ser desenvolvido na escola e desde 1997 foi incorporada como...
Ver mais
Resumo: A dança está relacionada ao contexto histórico cultural sendo um elemento da cultura corporal que pode favorecer a construção da identidade do indivíduo e desenvolvimento da sua imagem corporal. A dança é um importante conteúdo a ser desenvolvido na escola e desde 1997 foi incorporada como conteúdo nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O objetivo dessa pesquisa é verificar nas escolas municipais de ensino fundamental do Município de Campinas se a dança é oferecida, que profissional ministra as aulas de dança e Qual o(s) objetivo(s) desses profissionais no ensino da dança na escola. Realizamos uma pesquisa descritiva exploratória, através da análise de questionários com questões abertas e fechadas. Aplicamos os questionários e para as questões quantitativas realizamos a estatística descritiva dos dados utilizando o software SAS. Para a questão aberta referente ao objetivo do profissional em ministrar dança na escola foi realizada a análise de conteúdo com categorização das unidades de significado. Os resultados observados evidenciam que a implementação da dança nas escolas do ensino fundamental de Campinas tem ocorrido de formas variadas inclusive no contexto de projetos sociais. Após 12 anos da inclusão da dança como componente curricular nos Parâmetros Curriculares Nacionais a dança nas escolas pesquisadas ainda tem seu oferecimento limitado. Na maoria das escolas o oferecimento da dança é restrito às datas festivas ficando seu oferecimento regular sob responsabilidade de terceiros. Para que a dança conquiste seu espaço no ambiente escolar é importante o reconhecimento de seu potencial como fonte de ricas experiências corporais capaz de proporcionar o desenvolvimento da consciência corporal no caminho da construção da identidade do aluno
Ver menos
Abstract: The dance is related to the cultural historical context being an element of corporal culture that can favor the construction of the individual identity and the development of the corporal image. The dance is an important subject to be developed in schools and since 1997 it was incorporated...
Ver mais
Abstract: The dance is related to the cultural historical context being an element of corporal culture that can favor the construction of the individual identity and the development of the corporal image. The dance is an important subject to be developed in schools and since 1997 it was incorporated as content of ¿Parâmetros Curriculares Nacionais¿ (PCNs). The goal of this current research is to verify if the dance is offered in local fundamental schools of Campinas, which professional staff provides the dance classes and what is the goal of the professional staff teaching dance classes in fundamental schools. We performed an exploratory and descriptive research, analyzing the questionnaires that contained open and closed questions. We applied the questionnaires and analyzed the descriptive statistics of data for the quantitative questions using the software SAS. For open questions referred to goal of the professional staff when teaching dance classes it was performed the analysis of the content with categorization of the meaning units. The results shown that implementation of the dance in fundamental schools of Campinas occurred in different manners, in special in social projects. After 12 years of the inclusion of the dance as curricular component in ¿Parâmetros Curriculares Nacionais¿, the dance in the participating schools still has limited offering. In most of schools, the offer of the dance is restrict to festivals and the regular offer is responsibility of a third party. It¿s important to recognize the dance as a source of rich corporal experience capable of provide the development of corporal conscience in the path of the construction of the identity of the student in order to the dance conquer its space in the school environment
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000647998
O oferecimento da dança nas escolas municipais do ensino fundamental do município de Campinas
Raquel Lebre Poloni de Resende
O oferecimento da dança nas escolas municipais do ensino fundamental do município de Campinas
Raquel Lebre Poloni de Resende
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra