Sexualidade na educação infantil : entre o silenciamento e a vigilância
Gabriella Elaine Fagundes de Carvalho
TCC
Português
TCC/UNICAMP C253s
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
69 p.
Orientador: Helena Altmann
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: A sexualidade infantil desperta interesse e diferentes manifestações. Muitas são as dúvidas de como agir, como trabalhar com o assunto quando se trata de crianças pequenas. Porém, entendendo-se ser um direito da criança se conhecer e poder desenvolver-se num ambiente que proporcione a mesma...
Ver mais
Resumo: A sexualidade infantil desperta interesse e diferentes manifestações. Muitas são as dúvidas de como agir, como trabalhar com o assunto quando se trata de crianças pequenas. Porém, entendendo-se ser um direito da criança se conhecer e poder desenvolver-se num ambiente que proporcione a mesma liberdade para expressar sua sexualidade, a presente pesquisa buscou observar as respostas dadas em uma escola acerca das manifestações sexuais das crianças pelo corpo escolar. Esta pesquisa foi realizada como trabalho de conclusão de curso e se deu em uma CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil), localizado no município de Campinas. Os trabalhos desenvolvidos nestes centros são feitos por profissionais formados (as) em Pedagogia (quando professor (a)) e outros que têm desde Ensino Fundamental à Graduações. Durante o período de pesquisa, ao longo do ano de 2009, foram observadas as rotinas de duas salas a fim de que se pudesse perceber como questões sobre sexualidade são manifestas pelas crianças e como assim são abordadas pelos adultos (professoras e monitores). As observações se deram nos diferentes espaços escolares e a partir delas foram discutidas as diferentes abordagens pedagógicas, sejam elas através de atividades, jogos, brincadeiras ou mesmo através das falas. Assim buscou-se perceber o quanto as práticas escolares acerca da sexualidade infantil precisam ser repensadas, mas primeiramente precisam ser percebidas e valorizadas no ambiente escolar
Ver menos
Abstract: Infantile sexuality arouses interest and different manifestations. There are many doubts on how to act, how to work with the subject when it comes to children. However, the understanding being a child's right to know and be able to develop an environment that provides the same freedom to...
Ver mais
Abstract: Infantile sexuality arouses interest and different manifestations. There are many doubts on how to act, how to work with the subject when it comes to children. However, the understanding being a child's right to know and be able to develop an environment that provides the same freedom to express their sexuality, this research sought to examine the replies given in a school about the sexual expression of children by the school body. This research was carried out as work on the completion of the course and was in a CEMEI (Municipal Center of Early Childhood Education), located in Campinas. The work of these centers are made by trained professionals (as) in Education (when a teacher) and others who have since the Elementary Grades. During the research period, during the year 2009, we observed the routines of two rooms so that you could see how issues of sexuality are manifested by children and as such are covered by adults (teachers and coaches). The observations were found in the various school spaces and from them were discussed the different pedagogical approaches, whether through activities, games, jokes or even through the words. So we tried to see how school practices about child sexuality need to be rethought, but first have to be noticed and valued in the school environment
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000647997
Sexualidade na educação infantil : entre o silenciamento e a vigilância
Gabriella Elaine Fagundes de Carvalho
Sexualidade na educação infantil : entre o silenciamento e a vigilância
Gabriella Elaine Fagundes de Carvalho
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra