A aula de lingua estrangeira (ingles) modulada pelo livro didatico
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP Sa59a
Campinas, SP : [s.n.], 1993.
2v.
Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta pesquisa analisa a aula de língua estrangeira (inglês) modulada pelo livro didático. Considerando que o livro didático tem se apresentado como agente potencial da interação professor/aluno na aquisição de uma língua estrangeira, e que enquanto agente potencial, torna-se a principal...
Resumo: Esta pesquisa analisa a aula de língua estrangeira (inglês) modulada pelo livro didático. Considerando que o livro didático tem se apresentado como agente potencial da interação professor/aluno na aquisição de uma língua estrangeira, e que enquanto agente potencial, torna-se a principal fonte geradora de lnsumo nas aulas, a partir da metodologia apresentada pelos autores desses livros investiga-se como o processo de aprender inglês é representado em duas séries didáticas, uma nacional e uma importada, utilizadas na quinta série do primeiro grau em uma escola pública e em uma escola particular. O foco principal de análise é como este processo se modula na aula, pelo professor, na utilização do livro didático e pelo aluno, que recebe através do professor, o insumo desse livro. Os dados coletados revelam que o livro didático é um elemento limitador na construção do processo de ensino aprendizagem de uma língua estrangeira. O referencial téorico traz uma reflexão em torno do processo de aprender demonstrado pelo professor e pelos aprendizes através do "habitus de ensinar" e "habitus de aprender":- Espera-se com este estudo contribuir para que professores de 1º e 2º graus sejam mais críticos, cautelosos e criteriosos no momento da escolha do material didático que servirá de insumo para suas aulas, levandoos a uma reflexão sobre os seus próprios bastidores teóricos para uma opção mais consciente do processo de aprender que orientará seu trabalho em sala de aula
Abstract: Not informed.