O prazer em aulas de educação fisica escolar : a perspectiva discente
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B466p
Campinas, SP : [s.n.], 1992.
[99]f.
Orientador: Wagner Wey Moreira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O presente estudo investigou como o aluno experimenta o sentimento denominado prazer, em aulas de Educação Física Escolar, e quais as interferências para seu alcance. Para tanto, foram analisadas e interpretadas entrevistas abertas, semi-estruturadas, de 58 alunos, na faixa etária de 10 a 15...
Resumo: O presente estudo investigou como o aluno experimenta o sentimento denominado prazer, em aulas de Educação Física Escolar, e quais as interferências para seu alcance. Para tanto, foram analisadas e interpretadas entrevistas abertas, semi-estruturadas, de 58 alunos, na faixa etária de 10 a 15 anos, de ambos os sexos, das redes estadual e particular de ensino do município de Rio Claro, de 5a a 8a séries do 1o grau e 1a série do 2o grau aplicados logo após uma aula de Educação Física. Os resultados foram classificados em duas categorias, e mostraram que: o aluno sente prazer esquecendo-se do que acontece ao seu redor, concentrando-se extremamente no que está fazendo entrando em estado de fluxo. As interferências são muitas, algumas delas funcionado ora como positivas, ora com negativas, como no caso dos colegas e professores
Abstract: The present study investigated how the student experience the feeling called pleasure Physical Education classes, and wich are the interferences to attain it. With this purpose open and semi-structured interviews of 58 students, from 10 to 15 years old., of both sexes were analysed and...
Abstract: The present study investigated how the student experience the feeling called pleasure Physical Education classes, and wich are the interferences to attain it. With this purpose open and semi-structured interviews of 58 students, from 10 to 15 years old., of both sexes were analysed and interpreted. The subjects were from 5 th to 8 th grades of junior high school and ist grade of senior high school, from Rio Claro, stat and private schools. The questionnaires were applied after a Physical Education class. The results were classified in 2 categories and showed that the student feel pleasure forgetting what is happening around them extremely concentrating their attention on what they are doing, and entering in a ¿flow state¿ There are many interferences, some of them positive and others negative, from friends and teachers