Dança e educação na Revista Educação Physica : 1937-1945
Iara Cristina de Sousa Pereira
TCC
Português
TCC/UNICAMP P414d
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
64 p.
Orientador: Lino Castellani Filho
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: A dança, compreendida como uma manifestação da Cultura Corporal e conteúdo pertinente à Educação Física, constitui-se num complexo espaço que reflete a teia de relações humanas e conflitos da realidade na qual se insere. Logo, pode ser entendida como linguagem social que tem muito a nos...
Ver mais
Resumo: A dança, compreendida como uma manifestação da Cultura Corporal e conteúdo pertinente à Educação Física, constitui-se num complexo espaço que reflete a teia de relações humanas e conflitos da realidade na qual se insere. Logo, pode ser entendida como linguagem social que tem muito a nos dizer. O presente trabalho objetiva analisar e explorar as questões e os valores sócio-culturais e político-econômicos que perpassam e se mesclam à prática da dança sob a ótica da Educação Física no Brasil, abrangendo a década de 30 e 40, mais especificamente entre os anos de 1937-1945, período em que o país era marcado por significativas transformações debaixo do governo Estado Novista. Esta pesquisa documental apóia-se em uma minuciosa análise estética das imagens da Revista Educação Physica, preeminente periódico da época estudada
Ver menos
Abstract: The dance, understood as a manifestation of the Body Culture and content pertinent to the physical education, constitute in a complex space that reflects the web of human relationships and conflicts of reality in which it occurs. Therefore it may be understood as a social language that has...
Ver mais
Abstract: The dance, understood as a manifestation of the Body Culture and content pertinent to the physical education, constitute in a complex space that reflects the web of human relationships and conflicts of reality in which it occurs. Therefore it may be understood as a social language that has much to say. This study aims to analyze and explore the issues and socio-cultural values and political-economic problems that pass by and merge with the dance practice from the perspective of Physical Education in Brazil, covering the decades of 30 and 40, more specifically in between the years of 1937-1945, a period when the country was marked by significant changes under the ¿Estado Novista¿government. This documentary research is based on a detailed analysis of the aesthetic image of the ¿Revista Educação Physica¿, preeminent journal of the period studied
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000615899
Dança e educação na Revista Educação Physica : 1937-1945
Iara Cristina de Sousa Pereira
Dança e educação na Revista Educação Physica : 1937-1945
Iara Cristina de Sousa Pereira
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra