Escola : espaço de inclusão ou exclusão?
Sidnei dos Santos
TCC
Português
TCE/UNICAMP Sa59e
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
25 p.
Orientador: Jose luis Rodrigues
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Neste estudo, elaboramos uma análise reflexiva sobre o fenômeno o qual se refere à inclusão/exclusão no âmbito escolar. Buscamos através do presente estudo, utilizando como metodologia a revisão bibliográfica, encontrar argumentações com base no coletivo de autores, capazes de embasar nossa...
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Resumo: Neste estudo, elaboramos uma análise reflexiva sobre o fenômeno o qual se refere à inclusão/exclusão no âmbito escolar. Buscamos através do presente estudo, utilizando como metodologia a revisão bibliográfica, encontrar argumentações com base no coletivo de autores, capazes de embasar nossa inquietação: A escola é um espaço de inclusão ou exclusão? As evidências denotam que ao longo de sua história o homem convive segundo as influências deterministas do paradigma exclusivista estabelecido conforme padrões que visam uma uniformidade ¿inconcebível¿ dentro de um universo heterogêneo. A história de nossa espécie é permeada por momentos de repulsa àqueles que distanciavam-se dos padrões ideários pré-estabelecidos conforme cada época. A marginalização deste ou daqueles alheios a homogeneidade é marcada pela luta dos que vislumbravam que todos têm os mesmos direitos mediante nossa diversidade, conforme reza nossa Constituição. Há um movimento crescente de ações que promulgam o ideal não só da inserção, mas inclusão do sujeito, o qual reconhece que todos devem usufruir em igualdade de condições dos mesmos benefícios segundo suas particularidades, seja na sociedade ou especificamente na escola conforme nossa proposta de investigação. Apesar de dispormos de todo um aparato legislativo (Constituição Brasileira, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Declaração Universal dos Direitos da Criança, Declaração de Salamanca entre outras) percebemos que no cotidiano não há uma ação efetiva a qual garanta a todos, sem qualquer distinção, o exercício pleno de seus direitos, apesar de haver toda uma retórica inclusivista. A escola, alvo de inúmeras críticas, caminha a passos lentos na direção do processo de inclusão de todos, porém ainda utiliza-se de preceitos pouco eficientes e sequer consegue atender satisfatoriamente sua demanda dita normal. Nossas discussões focaram-se também para a Educação Física: Prática originada a partir dos anseios eugênicos do passado, a qual mostrasse hoje como uma forte aliada de disseminação dos ideais inclusivistas. Concluímos ressaltando a necessidade emergencial de ruptura com os ideários eugênicos do passado, convictos de que todos usufruirão em igualdade de oportunidades no ambiente escolar se a escola de hoje for capaz de repensar sua prática e redimensionar suas ações a partir da diversidade humana tendo como ênfase o ser em sua dimensão integral
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Abstract: In this study, we developed an analytical theory of the phenomenon which refers to the inclusion / exclusion in schools. We seek through this study, using the methodology of literature review, find arguments based on the collective of authors, capable of sustaining our concern: The school...
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Abstract: In this study, we developed an analytical theory of the phenomenon which refers to the inclusion / exclusion in schools. We seek through this study, using the methodology of literature review, find arguments based on the collective of authors, capable of sustaining our concern: The school is a place of inclusion or exclusion? Evidences show that throughout its history the man lives under the influence of deterministic exclusivist paradigm established as standards aimed at uniformity "inconceivable" in a heterogeneous universe. The history of our species is filled with moments of repulsion to those who distanced themselves from the ideologies pre-set standards according to each season. The marginalization of this or those unrelated to homogeneity is marked by the struggle of those who envisioned that all have the same rights under our diversity as our constitution reads. There is a growing movement of actions that not only enact the ideal of inclusion, but inclusion of the subject, which recognizes that everyone should enjoy equality in terms of the same benefits according to their merits, whether in society or specifically in the school according to our research proposal . Despite having an entire legal apparatus (the Brazilian Constitution, Law of Directives and Bases of National Education, the Universal Declaration of the Rights of the Child, the Salamanca Statement and others) realize that everyday there is an effective action which guarantees to all, any distinction, the full exercise of their rights, although there is a whole inclusivist rhetoric. The school, the target of much criticism, walks in slow steps toward the process of inclusion for all, but still uses is inefficient and precepts can not even satisfactorily meet their demand dictates normal. Our discussions also focused for Physical Education: Practice originated from the eugenic anxieties of the past, which showed today as a strong ally of the spread of the ideals inclusivists. We conclude emphasizing the necessity of breaking with the emergency eugenic ideologies of the past, convinced that all will enjoy equal opportunities in the school setting if schools today are able to rethink their practice and adjust their actions from the human diversity with an emphasis on being in its full dimension
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Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000615801
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