Reflexões sobre as adaptações metodológicas nas aulas de Educação Física com vista à inclusão segundo Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Halina de Freitas Cestari
TCC
Português
TCE/UNICAMP C338r
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
85 p.
Orientador: José Luis Rodrigues
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Este estudo tem o propósito de verificar se há um processo de inclusão nas aulas de Educação Física da rede estadual de ensino e que tipo de adaptações metodológicas os docentes estão empregando para atingir este objetivo, partirá da análise da Nova proposta pedagógica do estado de São Paulo...
Ver mais
Resumo: Este estudo tem o propósito de verificar se há um processo de inclusão nas aulas de Educação Física da rede estadual de ensino e que tipo de adaptações metodológicas os docentes estão empregando para atingir este objetivo, partirá da análise da Nova proposta pedagógica do estado de São Paulo apresentada recentemente que tem como princípio o ensino centrado no aluno e voltada na aquisição de habilidades e competências pertinentes a área. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, que utiliza como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada com a população de professores de Educação Física do ciclo II do Ensino Regular Público localizado na Região de Viracopos em Campinas. Verificou-se que os professores de Educação Física do Ensino Público da seguinte região de Campinas se preocupam com o processo de inclusão em suas aulas, dão maior atenção aos alunos com necessidades educativas especiais, realizam algumas adaptações metodológicas durante sua prática, procuram variar os conteúdos curriculares e estratégias pedagógicas para a inclusão de todos os alunos, entretanto há muitos fatores que interferem durante este processo, como menor conhecimento prévio do aluno por causa da rotatividade de alguns professores, falta de comprometimento por parte de alguns professores e gestores, falta de recursos para melhores condições físicas, infra-estrutura e pedagógicos
Ver menos
Abstract: This study it has the intention to verify if it has a process of inclusion in the lessons of Physical Education of the state net of education and that type of methodology adaptations the professors are using to reach this objective, it will leave of the analysis of New the proposal...
Ver mais
Abstract: This study it has the intention to verify if it has a process of inclusion in the lessons of Physical Education of the state net of education and that type of methodology adaptations the professors are using to reach this objective, it will leave of the analysis of New the proposal pedagogical of the state of São Paulo presented recently that it has as principle the education centered in the pupil and directed in the acquisition of abilities and pertinent abilities the area. It is characterized as a descriptive research, that it uses as instrument of collection of data the interview half-structuralized with the population of professors of Physical Education of cycle lI of located Public Regular Education in the Region of Viracopos in Campinas. It was verified that the professors of Physical Education of Public Education of the following region of Campinas if worry about the process of inclusion in its lessons, give to greater attention to the pupils with educative necessities special, carry through some methodology adaptations during practical its, look for to vary the curricular contents and pedagogical strategies for the inclusion of all the pupils, however it has many factors that intervene during this process, as lesser previous knowledge of the pupil because of the rotation of some professors, lack of commitment on the part of some professors and managers, lack of resources for better physical conditions, infrastructure and pedagogical
Ver menos
Reflexões sobre as adaptações metodológicas nas aulas de Educação Física com vista à inclusão segundo Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Halina de Freitas Cestari
Reflexões sobre as adaptações metodológicas nas aulas de Educação Física com vista à inclusão segundo Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Halina de Freitas Cestari
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra