O estudo da agressividade no ensino não-formal
Adriana Maria Miranda Linares
TCC
Português
TCC/UNICAMP L632e
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
77 p.
Orientador: Elaine Prodócimo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: A agressividade e a violência na sociedade têm, cada vez mais, influenciado no cotidiano escolar. Este estudo teve como objetivo compreender e analisar as manifestações e principais contextos da agressividade na educação não-formal. Como metodologia de pesquisa utilizamos à abordagem...
Ver mais
Resumo: A agressividade e a violência na sociedade têm, cada vez mais, influenciado no cotidiano escolar. Este estudo teve como objetivo compreender e analisar as manifestações e principais contextos da agressividade na educação não-formal. Como metodologia de pesquisa utilizamos à abordagem qualitativa, por meio da observação de alunos que freqüentam uma instituição nãoformal de ensino, durante a ¿Oficina do Movimento¿, ou seja, momento de realização de atividades físicas ministradas por professores da área da Educação Física, durante 3 meses, totalizando 11 sessões; além das observações foram feitas entrevistas com professores, psicólogo, coordenadora pedagógica e diretora, no total de cinco entrevistas. Nelas pudemos perceber a contradição da teoria e prática educativa uma vez que a resposta do profissional não foi condizente com o que foi observado. Os resultados apontaram que as manifestações agressivas no ensino não-formal ocorreram por meio de provocações e xingamentos durante o contexto de jogos tendo como referência as habilidades motoras e características pessoais; a presença de profissional especializado (psicólogo) e o objetivo da instituição de não ser voltada para a transmissão de conteúdos, poderia favorecer um trabalho voltado para a formação do sujeito, porém, observou-se a dificuldade nesse processo. Portanto concluímos que é importante que haja estudos que tratem desse tema não apenas na escolaridade regular mas que também analisem as possibilidades nesse âmbito de ensino
Ver menos
Abstract: The aggressiveness and the violence in society have, increasingly, affected the school¿s quotidian. This work had as its objective understands and analyses the manifestations and main context of the aggressiveness in the non-formal education. As research methodology we used the qualitative...
Ver mais
Abstract: The aggressiveness and the violence in society have, increasingly, affected the school¿s quotidian. This work had as its objective understands and analyses the manifestations and main context of the aggressiveness in the non-formal education. As research methodology we used the qualitative approach, trough the observation of students who attend an non-formal educational institution, during the ¿Oficina do Movimento¿ (movement workshop), which means, moment of the realization of physical activities given by teachers of the Physical Education area, during 3 months, in a total of 11 sessions; besides of the observation were done interviews with teachers, psychologist, pedagogical coordinator and principal, in a total of 5 interviews. In those we could notice the contradiction between the theory and the educational practice once that the answer of the professional were not suitable with what was seen. The results pointed out that the manifestations of aggressiveness in the non-formal education happened by provoking and insulting during the context of games having as reference the motor abilities and personal characteristics; the presence of specialized professionals (psychologist) and the objective of the institution of not been focused in the transmission of contents, could side with a work aimed for the formations of the person, however, a difficult in this process was observed. So we concluded that it is important to have studies that treat about this theme not only in the formal educational institutions, but that analyzes the possibilities in this area of education too
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000615792
O estudo da agressividade no ensino não-formal
Adriana Maria Miranda Linares
O estudo da agressividade no ensino não-formal
Adriana Maria Miranda Linares
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra