Ginástica geral na educação não-formal : uma experiencia no Clube Municipal Roberto Ângelo Barbosa
Rosana Santana Ganelie
TCC
Português
TCC/UNICAMP G154g
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
60 p.
Orientador: Júlia Paula Motta de Souza
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: A presente pesquisa propôs-se a compreender o significado da Ginástica Geral na educação não-formal. Este estudo foi realizado no Clube Municipal Roberto Ângelo Barbosa, localizado na Vila 31 de Março em Campinas, São Paulo, onde ministramos de julho de 2008 a novembro de 2009 duas aulas...
Ver mais
Resumo: A presente pesquisa propôs-se a compreender o significado da Ginástica Geral na educação não-formal. Este estudo foi realizado no Clube Municipal Roberto Ângelo Barbosa, localizado na Vila 31 de Março em Campinas, São Paulo, onde ministramos de julho de 2008 a novembro de 2009 duas aulas semanais de Ginástica Geral para crianças entre 5 a 12 anos. A Ginástica Geral pode ser compreendida como uma prática corporal que integra, de forma livre e criativa, diferentes modalidades de ginástica com outras manifestações corporais, como dança, teatro, folclore, entre outros. Cada experiência de Ginástica Geral se dá de acordo com o grupo social envolvido. Durante as aulas, aquelas crianças, em sua maioria muito carentes de recursos e sem nenhuma experiência anterior em ginástica, puderam vivenciar a experiência de praticar e elaborar coreografias. As aulas seguiram a metodologia desenvolvida pelo Grupo Ginástico UNICAMP assim como os objetivos da Ginástica Geral e da educação não-formal, de trazer para essa comunidade mais socialização e integração entre eles de forma prazerosa e criativa, divulgando a prática de uma modalidade desconhecida, tanto para os que praticaram, quanto para os que prestigiaram as apresentações. Após um ano e meio de prática, 12 alunos responderam individualmente a uma questão aberta que buscava conhecer o significado da Ginástica Geral para cada um deles. Esses depoimentos foram reduzidos às Unidades de Registros e sintetizados em sete grupos para interpretação. A partir das respostas dos alunos, que muitas vezes surpreendem, concluímos que é importante o educador poder dar oportunidade aos alunos de se expressarem e de refletirem sobre o significado das coisas que praticam
Ver menos
Abstract: This research proposes to understand the meaning of General Gymnastics (GG) in non-formal education. This study was conducted at the Club Municipal Roberto Ângelo Barbosa located in the Vila 31 de Março in Campinas, Sao Paulo, where we ministered from July 2008 to November 2009, two...
Ver mais
Abstract: This research proposes to understand the meaning of General Gymnastics (GG) in non-formal education. This study was conducted at the Club Municipal Roberto Ângelo Barbosa located in the Vila 31 de Março in Campinas, Sao Paulo, where we ministered from July 2008 to November 2009, two lessons per week of General Gymnastics for children between 5 and 12 years old. The General Gymnastics can be understood as a practice that integrates body, in a free and creative way, different types of gymnastics together with others physical manifestations, such as dance, theater, folklore, among others. Each experience of General Gymnastics is given according to the social group involved. During lessons, those children, mostly very poor of resources and no previous experience in gymnastics, could experience the practice and elaborate choreographies. The classes followed the methodology developed by the Group Gymnastic UNICAMP and the objectives of the General Gymnastics and non-formal education, to bring this community more social interaction and integration between them in a pleasant and creative way, promoting the practice of an unknown activity, both for those who practiced, and for those watching the performances. After a year and a half of practice, twelve students answered individually to an open question that sought to know the meaning of General Gymnastics for each of them. These statements were reduced to Units of Records and summarized into seven groups for interpretation. From the student¿s answers, often surprising, we conclude that it is important the teacher give students the opportunity to express themselves and reflect on the meaning of things that they do
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000615789
Ginástica geral na educação não-formal : uma experiencia no Clube Municipal Roberto Ângelo Barbosa
Rosana Santana Ganelie
Ginástica geral na educação não-formal : uma experiencia no Clube Municipal Roberto Ângelo Barbosa
Rosana Santana Ganelie
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra