Relações de gênero e educação física : "visão de jogo" e beleza
Carolina Maciel Souza
TCC
Português
TCC/UNICAMP So89r
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
80 p.
Orientador: Helena Altmann
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Este trabalho buscou compreender as construções de gênero, nas aulas de educação física e relacioná-las à ampliação ou restrição de experiências com práticas corporais de meninos e meninas. Para isso, foi realizada uma pesquisa etnográfica, em uma escola estadual, em duas turmas de 8ª série...
Ver mais
Resumo: Este trabalho buscou compreender as construções de gênero, nas aulas de educação física e relacioná-las à ampliação ou restrição de experiências com práticas corporais de meninos e meninas. Para isso, foi realizada uma pesquisa etnográfica, em uma escola estadual, em duas turmas de 8ª série na cidade de Campinas-SP, durante as aulas de educação física. Autores (as) têm mostrado que as formações culturais ¿ da escola, do/a professor/a, do/a aluno/a, do ambiente e da sociedade - desempenham papel crucial nas relações entre gêneros, influenciando o desenvolvimento de corpos femininos e masculinos e a formação e/ou quebra de fronteiras dentro do ambiente analisado, tais como Guacira Louro, Helena Altmann, Silvana Goellner etc. Investigações sobre as relações de gênero tornam-se cada vez mais importantes, pois evidenciam haver diferenças na construção dos corpos entre meninos e meninas no contexto escolar, em especial nas aulas de educação física, por meio de verdades estereotipadas nas relações sociais, restringindo e/ou ampliando possibilidades. Desta maneira, foi investigado, interpretado e relacionado as concepções culturais promulgadas pela instituição de ensino observada, pelo/a profissional de educação física e pelos/as alunos/as que compuseram estas relações no ambiente escolar, através de observações e de entrevistas semi-estruturadas aplicadas sobre a população. Assim, os dados coletados foram analisados por meio de um embasamento teórico antropológico ¿ a etnografia -, utilizando a cultura, definida por Clifford Geertz (1989), como meio de subsidiar as relações entre significados, ações e concepções, observados e relatados durante a pesquisa. Foi possível observar durante a pesquisa em campo, que há possibilidades diversas em mexer nas relações de gênero e que muitos foram os meios, através dos quais, houve esses movimentos: a relação entre resistência e poder e o desenvolvimento de inteligências táticas em aulas, cujos conteúdos eram os Jogos Desportivos Coletivos (JDC). Além disso, observou-se uma grande diferença entre meninos e meninas: enquanto um lado se preocupava com o desenvolvimento esportivo, o outro com o culto à beleza
Ver menos
Abstract: This study aimed to understand the construction of gender in physical education classes and relate them to the extension or restriction of experience with bodily practices of boys and girls. For this, we conducted an ethnographic research in a state school, two classes of 8th grade in the...
Ver mais
Abstract: This study aimed to understand the construction of gender in physical education classes and relate them to the extension or restriction of experience with bodily practices of boys and girls. For this, we conducted an ethnographic research in a state school, two classes of 8th grade in the city of Campinas, SP, during physical education classes. Authors (as) have shown that cultural formations - the school, the teacher to, owned the pupil, the environment and society - play a crucial role in relations between the sexes, influencing the development of male and female bodies and training and / or breach of boundaries within environmental analysis, such as Guacira Louro, Helena Altmann, Silvana Goellner etc. Research on gender relations become increasingly important as they show no differences in the construction of the bodies of boys and girls in the school context, especially in physical education classes, through stereotypical truths in social relations, restricting and / or expanding possibilities. Thus, we investigated, interpreted and related cultural conceptions promulgated by the school observed up by the professional physical education and by / the students / who formed these relationships in the school environment through observations and semi-structured interviews imposed on the population. Thus, the data collected were analyzed using a theoretical anthropology - ethnography - using culture as defined by Clifford Geertz (1989) as a means of subsidizing the relationships between meanings, actions and assumptions, observed and reported during the study . It was observed during the fieldwork, there are several possibilities to move in gender relations and that many were the means through which, these movements were: the relationship between resistance and power and the development of tactical intelligence in lessons whose contents Sports Games were the Collective (JDC). Moreover, there was a big difference between boys and girls: while one side was concerned with the sports development, the other with the cult of beauty
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000615788
Relações de gênero e educação física : "visão de jogo" e beleza
Carolina Maciel Souza
Relações de gênero e educação física : "visão de jogo" e beleza
Carolina Maciel Souza
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra