Simulação da dinamica de um sistema eolico de bombeamento d'agua
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Si51s
Campinas, SP : [s.n.], 1986.
160f.
Orientador : Mario Roberto Granziera
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Campinas
Resumo: Nesta dissertação é desenvolvida uma metodologia de modelamento de um sistema eólico de bombeamento d'água existente no Núcleo de Energia (NERG), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As equações do movimento do sistema eólico são obtidas por adaptação das características experimentais...
Resumo: Nesta dissertação é desenvolvida uma metodologia de modelamento de um sistema eólico de bombeamento d'água existente no Núcleo de Energia (NERG), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As equações do movimento do sistema eólico são obtidas por adaptação das características experimentais de algms elementos do sistema àquelas encontradas na literatura. Essas equações são resolvidas por um método numérico codificado num programa computacional. Este modelo permite a simulação partida do sistema para diferentes condições iniciais, bem como a determinação dos parâmetros do sistema em regime permanente, para várias velocidades do vento. A validade do modelo desenvolvido é comprovada pela análise qualitativa dos resultados das simulações e pela comparação dos valores calculados dos parâmetros do sistema em funcionamento estável com os respectivos valores medidos em teste de campo. Detalhes do teste de campo são apresentados, bem como discutidos resultados importantes para a avaliação do desempenho do sistema do sistema em regime de vento local
Abstract: In this dissertation a method for modelling a windmill driven water pump, available in the Energy Research Group at the Federal University of Paraíba, is developed. The equations describing the motion of the above system are obtained by adapting the experimental characteristic oil of...
Abstract: In this dissertation a method for modelling a windmill driven water pump, available in the Energy Research Group at the Federal University of Paraíba, is developed. The equations describing the motion of the above system are obtained by adapting the experimental characteristic oil of different elements of the system with those found the in literature and these equations are solved numerically in digital computer. This model permits the simulation of the starting characteristics for different inicial conditions as well as the determination of system parameters under state operations at different wind velocities. The validity of the model and the simulation technique is verified by a qualitative analysis of simulation results and by comparing them with those obtained experimentally. Details of field tests are presented and test results associated with the system performance evaluation are discussed