Um ambiente de edição e simulação de estado-gramas
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP EL42a
Campinas, SP : [s.n.], 1992.
[116]f. : il.
Orientador: Hans Kurt Edmund Liesenberg
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação
Resumo: Este trabalho aprescnta um Editor Gráfico de Estadogramas. Estadogramas são uma extensão de diagramas de estados convencionais, acrescidos de conceitos de hierarquia, concorrência e comunicação. Apresentamos uma interface gráfica particular, que permite especificar sistemas reativos através...
Resumo: Este trabalho aprescnta um Editor Gráfico de Estadogramas. Estadogramas são uma extensão de diagramas de estados convencionais, acrescidos de conceitos de hierarquia, concorrência e comunicação. Apresentamos uma interface gráfica particular, que permite especificar sistemas reativos através da notação de estadogramas. No final de uma sessão de edição, fornecemos a opção de simulação de estadogramas. Nessa simulação são destacados os estados em que o sistema se encontra e são efetuadas as mudanças de estados que ocorrerem em decorrência de eventos. A cada estadograma editado, é gerada uma descrição textual passível de ser convertida em um programa em C que se comporta de forma funcionalmente equivalente ao estadograma. Paralelamente à execução deste programa, pode-se executar a simulação do estadograma original, onde através do mecanismo de sockets, o programa envia ao simulador os identificadores dos eventos ocorridos para serem realizadas as mudanças de estados decorrentes. Com este tipo de simulação fica disponível uma maneira de depurar programas a nível de estadogramas.
Abstract: A Graphic Editor of Statecharts is presented. Statecharts are an extension of conventional state diagrams where the concepts of hierarchy, concurrency and communication have been added. We present a particular graphic interface which supports the specification of reactive systems by means...
Abstract: A Graphic Editor of Statecharts is presented. Statecharts are an extension of conventional state diagrams where the concepts of hierarchy, concurrency and communication have been added. We present a particular graphic interface which supports the specification of reactive systems by means of the statechart notation. At the end of an editting session we offer a statechart simulation option. During a simulation the states, which the system is at, are highlighted and the state swappings due to event occurrences are performed. A textual description of an edited statechart may as well be generated. This description is liable to be converted into an executable program which behaves in a functionally equivalent manner. It is possible to execute this program at the same time the simulation of the original statechart is running. The program sends to the simulator the events identifiers, by means of the sockets mechanism, as soon as they occur. The simulator then applies the state swapping operation. With this kind of simulation it is possible to provide some support to debug programs at the statechart level.
Um ambiente de edição e simulação de estado-gramas
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